Escolher alimentos in natura nem sempre é uma tarefa tão intuitiva quanto parece. No caso das melancias, as mais feias podem ser as mais doces e saborosas.
Veja também: ‘Anabolizantes’ naturais: 5 frutas que ajudam a ganhar massa nos treinos
Confira alguns sinais feios da melancia que representam a sua maturidade:
1 – Mancha amarela é um bom sinal
Para escolher melancia, um dos sinais desagradáveis que podem indicar a fruta mais madura e saborosa está na aparência estética de sua coloração. “Você vai querer procurar uma grande mancha amarela, porque essa é a parte que fica sob o sol. Quanto maior a mancha, mais tempo estava amadurecendo no solo”, disse a chef My Nguyen, segundo o site Well and Good.
2 – Muitas marcas de “rachaduras”
Se a melancia parece que possui rachaduras que se assemelham a teias, você certamente deve escolher essa fruta. Essas marcas costumam ser sinais de polinização e deixam o vegetal mais doce do que o normal.
3 – Muitas manchas escuras
Por fim, as manchas escuras também são importantes e mostram que o fruto está bem maduro. Nguyen diz que você terá sorte se conseguir encontrar uma melancia com algumas (ou muitas) manchas escuras. “Essas manchas escuras na verdade indicam que o açúcar está vazando, o que é apenas mais um sinal de que a melancia é muito doce”, diz ela.
Bônus: conheça os principais benefícios da melancia para saúde
– Anti-inflamatório
A melancia é um anti-inflamatório natural, pois possui cucurbitacina E. Ela ajuda a diminuir as cólicas menstruais e outras.
– Hidratante para o organismo
Quase 90% da melancia é formada por água, ou seja, é uma das frutas com maior capacidade e hidratação. Em dias quentes e secos, a melancia é a melhor opção para o corpo.
– Ajuda o sistema cardíaco
A fruta é rica em potássio e magnésio. Por isso, ajuda bastante a controlar a pressão arterial e tem ação vasodilatadora. Além disso, a melancia controla os níveis de colesterol no organismo.
– Melhora a condição muscular
A melancia é rica em licopeno, o que faz com que atue diretamente na melhora da recomposição muscular. Ela previne a degeneração dos músculos com o tempo.
– Ajuda no cabelo e na pele
Rica em vitaminas A e C, a melancia proporciona vários benefícios para a pele e para os cabelos.
– Os rins agradecem
O sistema renal é outro que se torna beneficiado por conta do potássio e da grande quantidade de água na melancia.