No próximo domingo, 2, serão realizadas as votações para eleger um novo presidente, novos senadores e deputados do Brasil. Por isso, algumas dúvidas começam a aparecer na cabeça das pessoas, principalmente daquelas que já estão bem certas sobre os seus políticos. Uma delas é: “pode ir votar com adesivo partidário?”.
Veja também: Eleições: dá para votar só com o celular? Veja quais documentos levar
Entenda o que pode e o que não pode nas eleições 2022
Talvez você não saiba, mas existem algumas regras sobre as normas de conduta para o dia das eleições. Isso quer dizer que os cidadãos devem ficar atentos para não serem impedidos de votar em um dos dias mais decisivos para a democracia brasileira.
Confira o que pode e o que não se pode usar nas roupas durante a votação presidencial de 2022. Há algumas regras que precisam ser seguidas para garantir um processo mais justo. Caso contrário, o cidadão não terá direito de exercer seu voto de maneira democrática e conforme a legislação atual determina.
Preste atenção nos detalhes que trouxemos aqui para não errar no dia das eleições. Esse é um acontecimento que se repete apenas de 4 em 4 anos, por isso, não haverá uma segunda chance se algo sair errado.
O que você pode usar no dia das eleições presidenciais de 2022:
Veja abaixo quais são as roupas permitidas para usar no dia da votação:
- Camisetas de manga curta; Camisetas de manga longa; Regatas; Bermuda; Shorts; Saia; Calças; Roupas de frio; Chinelo, tênis e qualquer tipo de sapatos.
- Além disso, este ano também está permitir votar usando:
- Crachás com o nome da coligação partidária de representação, mas não pode fazer referência a candidatos nem ostentar fotos;
- Camisetas com referências políticas, do candidato ou do partido. Contudo, não é permitido realizar aglomerações com pessoas uniformizadas;
- Acessórios individuais, como bandeiras, broches, toalhas, adesivos e outras coisas que remetam ao partido ou ao candidato.
Também existem itens proibidos; veja quais são:
De modo geral, fiscais e mesários não podem usar roupas ou adereços que remetam a um partido ou candidato específico. Os trabalhadores precisam usar roupas discretas e sem qualquer menção político-partidária.
Por fim, é sempre necessário apostar no bom-senso para se vestir no dia da votação a fim de não gerar qualquer tipo de transtorno a ninguém.