A nova geração de internet 5G oferece mais velocidade e, aos poucos, avança pelos estados do Brasil. Mais capitais do país devem ter o sinal liberado nesta segunda-feira, 19. Se você estava esperando por esse momento, confira a agora a relação completa e a atual previsão para a chegada do sinal em outros lugares.
Leia mais: Confira se você precisa mesmo trocar seu chip com internet 4G pelo 5G
A internet será liberada agora em Aracaju; Boa Vista; Campo Grande; Cuiabá; Maceió; São Luís e Teresina. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Diante dessa liberação, as operadoras de telefonia têm que ativar o sinal da nova geração de internet móvel.
Haverá 5G em mais capitais
A decisão de liberar a 5G em mais capitais do Brasil foi anunciada na última quinta-feira, 14. Com a ampliação, segundo a Anatel, faltarão mais quatro capitais. São elas: Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Até 28 de outubro, a agência espera contar com a liberação em todas as capitais brasileiras. Contudo a ativação fica prevista para um mês depois, em 28 de novembro. Onde a tecnologia está liberada e ativa há algum tempo, ela garante mais velocidade e baixo tempo de resposta.
A previsão é que a 5G promova nos próximos anos uma revolução na indústria, nos carros autônomos, na telemedicina e em diversas outras áreas que devem se desenvolver ainda mais com a nova geração de internet.
Como o sinal em questão exige a instalação de mais antenas, irá levar tempo extra para que todas as cidades do país contem com a mudança em pleno funcionamento. Para o usuário ter uma noção, todo o processo de implantação deve durar cerca de quatro anos, mas com a oferta em vários bairros das maiores cidades do Brasil.
É por essa razão que, pelo menos nesse primeiro momento, somente as capitais brasileiras estão recebendo a internet 5G. O cronograma de implantação foi adiado duas vezes pela agência. O calendário ainda não inclui as demais cidades. Apesar disso, a previsão da Anatel é que a ativação seguirá de forma gradual até 2029.