O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) rendeu uma boa grana para muitos brasileiros. O valor disponível foi de até R$ 1 mil da conta. O pagamento foi dividido em lotes, de acordo com o mês de aniversário. Então, descubra agora até quando o dinheiro do FGTS fica disponível para saque.
Leia mais: É possível antecipar o saque do FGTS como se fosse um empréstimo?
O dinheiro foi liberado para todos os trabalhadores com conta do FGTS e saldo disponível. O valor foi depositado automaticamente na conta do Caixa Tem. Quem tem saldo e não recebeu até hoje deve pedir a liberação do dinheiro.
FGTS disponível para saque
O dinheiro do FGTS fica disponível para saque até o dia 15 de dezembro. Depois dessa data, se o valor não for movimentado pelo trabalhador ele volta para a conta do FGTS, com a devida correção.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 42 milhões de trabalhadores brasileiros estão aptos ao saque. O valor total é de R$ 30 bilhões.
Para muita gente, o dinheiro chegou em boa hora. Quem soube usar bem o recurso aproveitou para pagar as contas ou até mesmo negociar as dívidas. Com tantos brasileiros desempregados, uma parcela menor da população usou o dinheiro como poupança ou investimento.
Quem ainda não recebeu nenhum valor e tem saldo disponível deve conferir os motivos da não liberação. Segundo a Caixa, muitas falhas acontecem por dados inconsistentes.
O trabalhador pode fazer a consulta dos valores diretamente no site ou aplicativo do FGTS. Por esses canais é possível conferir o valor liberado. Os valores ficam bloqueados caso a quantia seja para garantir o pagamento de algumas operações de crédito, a exemplo do saque-aniversário.
Com o dinheiro disponível para saque do FGTS o trabalhador pode usar como desejar. Pode ser para pagar boletos, contas ou até mesmo em compras feitas em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos.
O trabalhador não é obrigado a sacar. Então, quem preferir, pode indicar que não deseja usar o dinheiro – pode ser por meio do site ou app do FGTS.