Auxílio Brasil de quem não participar do Censo 2022 será suspenso?

Boatos e notícias falsas que rondam o levantamento incluem suposto corte no Auxílio Brasil de quem não participar.



O Censo 2022, pesquisa que traça o perfil socioeconômico da população brasileira, começou em agosto e segue até novembro em todo o país. Nas últimas semanas, uma série de notícias falsas relacionadas ao levantamento estão disseminando desinformação e preocupando os cidadãos.

Leia mais: Auxílio Brasil inicia novo calendário em uma semana; veja quando receber

Um dos boatos que circularam garante que os pagamentos do Auxílio Brasil de quem não responder o questionário será cancelado. Essa é uma mentira infundada, assim como sugestões de que os agentes roubam dados para fraudar as eleições ou assaltam casas.

“Não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”, desmentiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nota.

O Ministério da Cidadania reforça que apenas o descumprimento das regras do programa resulta no corte do benefício, como deixar de atualizar ou informar dados incorretos ao Cadastro Único (CadÚnico). Mesmo nesses casos, o cidadão recebe avisos para revisar suas informações.

Apesar da falta de participação não gerar o cancelamento do Auxílio Brasil, o ministério destaca que “a recusa em prestar esclarecimentos ao Censo é passível de multa e prejudica a construção de um retrato fiel do Brasil e dos brasileiros”.

Censo 2022

A pesquisa conta com mais de 183 mil recenseadores responsáveis por visitar 75 milhões de residências em 5.568 municípios brasileiros. Em posse dos dados, o IBGE consegue estimar o tamanho da população de casa local, além de definir características socioeconômicas para auxiliar na implementação de políticas públicas.

A equipe do Censo é identificada com uniformes, além de crachás com QR code e telefone para dúvidas. Caso deseje confirmar se o recenseador é mesmo um funcionário do IBGE, o cidadão pode ligar para o telefone 0800 721 8181 ou acessar o site respondendo.ibge.gov.br.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário