scorecardresearch ghost pixel



Cidadão que recusar perguntas do Censo 2022 pode pagar multa?

Os recenseadores do IBGE já começaram a coleta dos dados para o Censo 2022. Não deseja participar? Aqueles que se recusarem a responder as perguntas pagarão multa!



O Censo Demográfico (Censo 2022) começou em todo o Brasil. A coleta das informações fica a cargo dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por causa da pandemia da COVID-19, o levantamento está com um atraso de dois anos. Mas será que todo cidadão é obrigado a responder essas perguntas?

Leia mais: IBGE abre nova seleção com 148 vagas para o Censo 2022

Essa é a dúvida de muitos brasileiros que, por diferentes razões, preferem não compartilhar determinadas informações com os recenseadores. São três as formas de apresentação dos dados:

  • Presencial;
  • Por telefone;
  • Internet.

Censo 2022

Além da pandemia, os cortes no orçamento também provocaram o atraso no Censo, que deveria ter sido feito em 2020. Agora o levantamento das informações começou neste início de agosto e seguirá até novembro.

A intenção do IBGE é coletar os dados em 89 milhões de endereços em todos os municípios, aldeias indígenas e territórios quilombolas.

No Censo 2022, assim como em anos anteriores, todo cidadão é obrigado a responder a pesquisa do IBGE. Quem se recusa pode levar multa! A lei determina que seja de até 10 vezes o salário-mínimo, se for infração primária. Por outro lado, se a pessoa for reincidente, pode chegar até o dobro desse valor.

E além de pagar a multa, o infrator ainda é obrigado a fornecer as informações no prazo definido. Nesses casos, a pessoa pode ficar livre do pagamento da multa, mas apenas se for infrator primário.

Quem tem receio de responder a pesquisa por medo do compartilhamento das informações, a lei garante que todos os pontos abordados no Censo 2022 – assim como nos passados – sejam guardados em sigilo.

A intenção da coleta é analisar os dados estatísticos, por isso as respostas não podem ser usadas para nenhum outro fim, nem mesmo em processos administrativos, fiscais ou judiciais.

Quem não for encontrado em casa pelo recenseador receberá um recado. A próxima tentativa de contato será por telefone. O IBGE tem o Centro de Apoio ao Censo (CAC) por meio do número 0800 721 8181. A pessoa também recebe um e-ticket para o preenchimento do questionário pela internet.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário