Mais uma rodada do Auxílio Brasil está em andamento e nesta terça-feira, 7, é a vez um novo grupo de beneficiários receber a parcela mínima de R$ 600. O aumento no valor foi estabelecido após a aprovação de uma emenda que liberou recursos para a ampliação do programa.
Leia mais: Petrobras anuncia nova redução botijão de gás. Quanto custa agora?
Entretanto, o acréscimo de R$ 200 mensais tem validade até dezembro e sua manutenção no próximo ano segue indefinida, mas é pouco provável. As verbas também foram utilizadas para incluir 2,2 milhões de famílias na folha de pagamento, aumentando o público total para 20,65 milhões.
O depósito do benefício é realizado na conta poupança digital do aplicativo Caixa Tem, e por meio dela o cidadão consegue utilizar os recursos como quiser. Quem tem o novo cartão do Auxílio Brasil também pode realizar saques e pagamentos no débito.
Datas de pagamento
O programa manteve a lógica do extinto Bolsa Família e segue realizando os repasses nos dez últimos dias úteis de cada mês. O dinheiro cai hoje na conta dos beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 7.
Os grupos remanesces recebem o benefício até a próxima sexta-feira, 30. Veja o calendário completo:
- NIS final 1 – 19 de setembro;
- NIS final 2 – 20 de setembro;
- NIS final 3 – 21 de setembro;
- NIS final 4 – 22 de setembro;
- NIS final 5 – 23 de setembro;
- NIS final 6 – 26 de setembro;
- NIS final 7 – 27 de setembro;
- NIS final 8 – 28 de setembro;
- NIS final 9 – 29 de setembro;
- NIS final 0 – 30 de setembro.
Corte de benefícios
O Ministério da Cidadania anunciou que está realizando um pente-fino, uma averiguação dos cadastros para conferir se a família ainda satisfaz os critérios de elegibilidade do Auxílio Brasil. Milhares de pessoas correm o risco de perder o benefício nos próximos dias.
Para garantir que não será excluída do programa, a família aprovada deve manter seu cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) e evitar a omissão de informações importantes ao sistema. Lares com renda divergente da declarada ao CadÚnico correm risco de sair da folha de pagamento.