O programa Bolsa Empreendedor é uma iniciativa do governo de São Paulo que tem entre seus objetivos qualificar pessoas de baixa renda. A iniciativa oferece uma bolsa no valor de R$ 1 mil para que o desempregado, trabalhador informal ou MEI (Microempreendedor Individual) possa apostar no seu negócio.
Leia mais: Idosos têm direito à passagem gratuita; confira como solicitar o benefício
O pagamento é feito em duas parcelas de R$ 500. Para ter acesso, o candidato precisa frequentar um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, ministrado nos formatos online e presencial, com carga horária média 10 horas.
Inscrições abertas
O interessado em receber a Bolsa Empreendedor precisa ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, morar no estado de São Paulo e estar desempregado ou ser MEI. Têm prioridade as mulheres, os pretos, pardos ou indígenas, os jovens de 18 a 35 anos, além das pessoas com deficiência e integrantes de famílias de baixa renda.
As inscrições ficam abertas até outubro, no portal da Bolsa do Povo. Ao todo, são 130 mil vagas para incentivar o empreendedorismo no estado. Os candidatos selecionados serão comunicados via e-mail e SMS e poderão participar do curso já no mês seguinte.
Para receber a 1ª parcela, é preciso ter concluído ao menos 80% do curso do Sebrae e se formalizar como MEI até dois dias após o término da formação. Já a segunda será paga aos que mantiverem o MEI ativo.