Ter o nome negativado em órgãos de proteção crédito, como SPC e Serasa pode impedir o acesso a diversos serviços bancários, dentre eles os empréstimos pessoais. Essa regra é antiga e perdura há muito tempo no cenário econômico. Mas a boa notícia é que existe uma modalidade que vai contra essa norma.
Leia mais: Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil: quando começa e quais os bancos parceiros
A Caixa Econômica Federal disponibiliza uma linha de crédito antiga e que pouca gente sabe que ela aceita a contratação por quem está com o nome sujo. Estamos falando da modalidade Penhor Caixa. O serviço é conhecido por ter menos burocracia e taxas de juros mais em conta.
Como funciona o empréstimo Penhor Caixa?
Basicamente, a modalidade funciona da seguinte forma: a pessoa vai até uma agência do banco e oferece algum bem valioso como garantia da contratação do empréstimo.
Após passar por uma avalista, o banco informa o valor liberado, que pode variar entre R$ 50 e R$ 100 mil. Quem contrata deve deixar o bem com o banco, que fica protegido em um cofre da Caixa. Após quitado o contrato, o item é devolvido ao proprietário.
Por outro lado, caso a pessoa não conclua o pagamento da dívida no prazo estipulado ela corre o risco de perder o item, que é encaminhado para leilão. Portanto, caso seja um bem de grande importância, a dica é se planejar antes de fechar algum acordo.
Como contratar o empréstimo para negativados da Caixa?
Para solicitar o empréstimo para negativados da Caixa a pessoa deve se dirigir até uma agência do banco que dispõe desse tipo de serviço. Os itens de valor aceitos são: canetas, joias, pratarias e relógios.
Além das peças, a apresentação de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência do contratante também se faz necessária. Aqueles que já fecharam um acordo deste tipo também podem renovar o empréstimo nos seguintes canais de comunicação da estatal, a saber:
- Telefone 0800 104 0104;
- WhatsApp 0800 104 0104;
- Terminais de autoatendimento das agências (caixa eletrônico);
- Site da Caixa.