scorecardresearch ghost pixel



Spread

O termo é aplicado no mercado financeiro e aponta a margem percentual que há entre as taxas de captação e de aplicação. Entenda melhor como o conceito é definido e quais são os fatores que o influenciam



A diferença percentual que há entre a taxa de juros da captação e de aplicação dos bancos é denominada spread ou spread bancário.

Taxas de captação pode ser definida como a remuneração que é paga pelas instituições financeiras em aplicações. A caderneta de poupança e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) por exemplo, que são usados como recursos para que a concessão de empréstimos seja realizada.

Já a taxa de aplicação são os juros que foram acordado nos contratos de empréstimos e financiamento.

Portanto, o que define o spread  é a diferença entre as duas alíquotas. Um delas é paga pelo banco ao correntista, o qual investe em seus produtos com o CDB. Enquanto isso, a outra é recebida pelo banco e clientes que contratam os empréstimos.

Para explanar melhor observe o exemplo abaixo:

Hipoteticamente um banco capta recursos de Certificado de Depósito Bancário ao custo de 10% ao ano. Contudo, ao mesmo tempo a instituição concede um financiamento em que a taxa é de 19% ao ano. Isso quer dizer que o spread é de 9%.

Assim sendo, isso significa, então, que  quanto maior for o spread, mais alto será o valor recebido pelo banco. Ou seja, os dois são diretamente proporcionais e dependentes entre si.

No entanto, não são só os lucros das instituições financeiras que compõem o spread. O valor que é recebido também é utilizado para cobrir as despesas da operação. Tais como custos administrativos, provisão caso tenha inadimplência e também o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de outra tributações.

Spread: Fatores que o influenciam

O Spread não é estável e há  uma série de fatores que influenciam na s sua variação. Veja abaixo quais são eles:

  • O mercado
  • A qualidade do emissor
  • O prazo
  • O volume
  • A liquidez de transição

O spread bancário no Brasil alcança algumas das maiores taxa do mundo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário