CNH: regras que você precisa saber para tirar ou renovar o documento em 2022

Os motoristas devem ter atenção às regras para não perder o prazo final para tirar ou renovar a CNH. Algumas mudanças foram definidas pelo Contran.



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a considerar o prazo máximo de 12 meses para a conclusão do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por causa da pandemia da Covid-19, o período estava suspenso. Veja qual será a data limite para tirar ou renovar o documento ainda em 2022.

Leia mais: 150 mil motoristas podem perder o dirigir se não renovarem a CNH

Com base na decisão do Contran, o prazo de um ano indica que as pessoas que estavam com processo ativo até 31 de dezembro de 2021 terão até 31 de dezembro deste ano para concluir tudo que for necessário.

Prazo final para tirar ou renovar a CNH

O processo para emitir a habilitação é demorado e conta com várias etapas: são exames de aptidão física e psicológica, além de aulas teóricas e as provas. É preciso ter atenção aos prazos para renovar ou solicitar a CNH.

Só depois disso é que o aluno passará pela prática de direção, isto é, caso seja aprovado na prova teórica. O curso prático tem duração de pelo menos 20 horas/aula. Ao final, a pessoa está pronta para os testes nas ruas.

Por causa das restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, muitos brasileiros tiveram que interromper os processos; porém, diante do avanço da vacinação e a diminuição dos casos da doença, as novas normas passam a valer. Sendo assim, prazo final para tirar a CNH agora tem que ser cumprido.

Para emitir a autorização para dirigir, o indivíduo tem que ser maior de 18 anos, estar alfabetizado, ter RG e CPF. Entre os documentos necessários, é possível ver que será preciso apresentar o comprovante de endereço para dar entrada no processo. O formulário de inscrição pode ser preenchido online.

A CNH vale por dez anos para os condutores com menos de 50 anos de idade. Quem tem entre 50 e 70 anos, precisará renovar a cada cinco anos. Além disso, os motoristas com mais de 70 anos de idade deverão ter ainda mais atenção à validade do documento, já que o prazo é mais curto: apenas três anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário