Começou na última quarta-feira, 22, a adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), cadastro criado para recompensar quem não cometeu nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses. O motorista interessado pode se inscrever de forma gratuita.
Lea mais: Auxílios Caminhoneiro e Taxista: quem recebe a nova parcela?
O bom condutor poderá receber benefícios e vantagens de empresas privadas e órgãos públicos, como redução em taxas de serviços, condições especiais para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e estacionamentos e até cashback.
O sistema criado, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em julho deste ano.
Como aderir ao RNPC?
O interessado deve fazer sua solicitação de forma voluntária, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Mesmo que não tenha cometido nenhuma infração de trânsito no último ano, o cadastro não é automático.
O passo a passo para se inscrever pelo app CDT é bem simples, veja:
- Acesse o aplicativo Carteira Digital de Trânsito pelo celular;
- Preencha os dados solicitados para criar uma conta;
- Clique em “Condutor” no menu principal;
- Selecione a opção “Cadastro Positivo” no canto inferior direito da tela;
- Toque em “Autorizar Participação” e autorize os termos;
- Informe as credenciais da conta gov.br e clique em “Autorizar”.
O sistema vai exibir a mensagem: “A ativação será realizada na próxima versão do aplicativo em 13/10/22”. Enquanto a atualização não ocorre, o usuário pode conferir a lista de benefícios e empresas participantes.
Não tenho conta gov.br, o que fazer?
O serviço só está disponível para usuários com uma conta no gov.br nível prata ou ouro. Para criar uma nova conta nível bronze, entre no site gov.br, e preencha os dados pessoais solicitados.
O nível prata é obtido por meio de validação facial pelo aplicativo gov.br (usando bases da CNH); validação via internet banking de um banco credenciado; ou validação com usuário e senha do SIGEPE (para servidor público federal).
Já para subir alcançar o nível ouro, a validação deve ser feita por meio de biometria facial pelo aplicativo gov.br (usando bases da Justiça Eleitoral) ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil. Todas as orientações estão disponíveis no portal gov.br.