Configurações para desativar ainda hoje para ter mais privacidade na internet

Usuários que desejam manter suas informações em segurança podem desativar certas alterações automáticas feitas ao fazer um cadastro no Android ou iOS.



Infelizmente, parte das atividades presentes em um smartphone são rastreadas por várias empresas de tecnologias. Essas companhias usam os materiais para inúmeros fins, entre eles, personalizar o encaminhamento de anúncios. Contudo, nem sempre as pessoas se sentem seguras fornecendo registros que não foram devidamente autorizados nos sistemas operacionais. 

Veja também: Estes 4 aplicativos detonam a vida útil do seu celular; veja quais são

Configurações que talvez queira desativar 

Nos ‘’Ajustes’’ do iPhone, é possível desativar a:

Localização: selecione a seção de ‘’Privacidade’’ e administre o ‘’Rastreamento’’, desabilitando que apps rastreiem suas atividades. Em ‘’Serviços do sistema’’, cancele a ‘’Análise do iPhone e Localização’’, ativados para melhorar o Apple Maps. 

Publicidade: na área de ‘’Publicidade’’, desative os ‘’Anúncios Personalizados’’ que são orientados para a App Store, Apple News e Bolsa. 

Produtos: na parte de ‘’Análise e melhorias’’, impeça que a Apple colete suas atividades para melhorar seu desenvolvimento de produtos. 

No painel de controle da sua conta do Google, observe: 

Atividade na Web no aplicativo, Histórico de localização e Histórico do Youtube: escolha a opção de exclusão automática em três meses e deixe a localização aproximada para apps de clima, enquanto outros mais específicos podem usar a localização real. No painel que fica na sua conta Google, é possível observar outras configurações acerca da privacidade. 

No Facebook e outras redes sociais, atente-se às configurações de privacidade

Instagram, WhatsApp, Facebook e demais redes sociais oferecem um menu de configurações com uma área para administrar seus dados.

Nesse caso, as opções são divididas para cada informação exposta, por exemplo, nome, fotos, status de acesso e outros detalhes. Não deixe de verificar quais são as regras de anúncio, desativando o acesso de terceiro na veiculação de propagandas. 

Em relação a sites e dispositivos da Amazon, verifique as permissões 

Apesar da Amazon oferecer um painel de controle sobre informações dos usuários, recebeu críticas ao permitir que o Amazon Sidewalk compartilhasse conexão de internet entre pessoas. Para desativá-lo, clique em ‘’Configurações da conta’’ e em seguida escolha ‘’Amazon Sidewalk’’, desabilitando-o. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário