Mentirosos via de regra conseguem enganar boa parte das pessoas, mas nem sempre conseguem sustentar as próprias invenções. Infelizmente, às vezes uma mentira acaba resultando em problemas sérios, então evite essas situações e aprenda a verificar o quanto antes, esses indivíduos com más intenções. Contudo, por mais incrível que pareça, fofocas que parecem inocentes também podem ser incluídas nesses casos.
Veja também: 6 sinais de que você está sendo tóxico com as pessoas mas não percebe
Pessoas que mentem ficam quietas
Momentos de introspecção repentinos são estranhos, parece que a pessoa está dedicada a esconder suas emoções e temem ser descobertas. Mudar constantemente de humor é no mínimo suspeito, porque transparece insegurança e até arrependimento.
Evitam contato visual quando estão conversando
Não querem se aproximar e vivem fugindo do contato visual e estão sempre olhando para os lados, tentando inventar histórias. Nesse caso, tente forçar essa proximidade e verifique se a pessoa demonstra ainda mais desconforto.
Fazem perguntas em cima de perguntas
Respondem seus questionamentos com mais perguntas, assumindo postura evasiva e descomprometida. Sendo assim, dificilmente são objetivos e não são nada confiáveis, desmarcando compromissos.
Acabam se atrapalhando no discurso
Em algum momento acabam se contradizendo porque não lembram das próprias mentiras. Portanto, as palavras acabam ficando até confusas conforme o diálogo progride.
Responsabilizam outras pessoas pelos seus erros
Não conseguem assumir os próprios erros, inventando várias maneiras de se redimir, arrumando desculpas que soam exageradas. Até brigam e ficam resistentes a mudanças, pois acham que essas brigas podem mascarar a falsidade.
Demonstram nervosismo em situações limítrofes
Quando precisam agir com honestidade ou é questionado em relação a essa característica. Ao ser pressionado, começa o nervosismo e até timidez, voltando à vitimização ou posições reativas.
Cuidado com as pessoas que te cercam e procure identificar se existe honestidade em seus atos. Mesmo aquelas que não têm muita relevância na sua vida podem manipular suas emoções.