A falta de atualização dos dados das famílias no Cadastro Único pode acarretar sérias consequências para quem depende dos benefícios pagos pelo Governo Federal para pagar as contas no final do mês. Tem gente, inclusive, que pode ter o Auxílio Brasil cortado em setembro por erros muito fáceis de evitar e corrigir.
Leia mais: CadÚnico pode pagar 15 benefícios do governo; veja relação
O ministro da Cidadania anunciou que os novos processos de checagem vão reforçar o pente-fino no pagamento dos benefícios, entre eles está o Auxílio Brasil. A intenção é acabar com os pagamentos indevidos e dar oportunidade para famílias que realmente precisam de ajuda financeira nesse momento difícil.
Auxílio Brasil pode ser cortado para essas pessoas
A cada nova revisão, alguns beneficiários podem deixar de atender as exigências do programa. Para evitar esse problema, a orientação do Ministério da Cidadania é que os dados estejam sempre atualizados.
No mês de setembro, a previsão é de que uma nova revisão dos cadastros seja feita. O procedimento é chamado de “focalização”. Dessa forma, quem recebe o Auxílio Brasil e deixa de cumprir os critérios terá o benefício cortado.
Quem estiver com os dados irregulares, especialmente há muito tempo, no CadÚnico deve ser excluído do programa também neste mês. Isso provoca a perda do benefício mensal de R$ 600. O valor será pago até dezembro.
De acordo com o cronograma de focalização do ministério, serão avaliadas as situações cadastrais das famílias dos grupos 4, 5 e 6 neste segundo semestre. Cada município recebe uma lista com os nomes dos beneficiários que passarão por esse modelo de pente-fino.
Veja como é a divisão:
- Grupo 4
São os reincidentes na inconsistência cadastral. Essas são as famílias que já tiveram os dados atualizados neste ano e que têm renda mensal per capita acima da linha de emancipação (R$ 525). O auxílio será cortado automaticamente.
- Grupo 5
Exige uma revisão urgente. Essas famílias precisam o quanto antes atualizar os dados do cadastro. Se não atualizarem as informações, elas podem perder o benefício em outubro.
- Grupo 6
É formado pelos não beneficiários, ou seja, são as famílias com os dados inconsistentes no Cadastro Único que precisam corrigir os erros para receber o Auxílio Brasil o quanto antes.