Desconto de até 50% do IPVA é real? Descubra se é possível conseguir!

Regras de redução ou isenção podem ajudar muitas famílias, principalmente no começo de cada ano, que é quando o imposto é cobrado.



Os brasileiros são “bombardeados” diariamente com os tão desgostosos impostos. Dentre a inúmera lista de cobranças, um dos que mais impacta o bolso do cidadão é o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que recai a todos os proprietários de veículos do país.

Leia mais: CNH antiga perdeu a validade com a chegada da nova?

Apesar da cobrança, milhares de motoristas podem receber descontos no valor do IPVA ou sua total isenção. Essa possibilidade pode ajudar muitas famílias, principalmente no começo de cada ano, que é quando o imposto incide. Saiba mais a seguir!

Redução de até 50% do IPVA: veja quem pode receber

A forma como o IPVA é cobrado pode variar de estado para estado, assim como os descontos aplicados sobre o tributo. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, anunciou que oferecerá descontos de até 50% no IPVA aos cidadãos da capital que possuem carros híbridos ou elétricos. A medida busca incentivar a aquisição destes veículos pela população.

Vale lembrar que no começo deste ano, o governo do estado ofereceu aos proprietários de carros de outros veículos a possibilidade de desconto de até 9% do valor total do tributo caso ele fosse pago até o mês de janeiro. O percentual foi três vezes maior que o oferecido em 2021, pois levou em consideração a alta nos preços dos veículos durante a pandemia.

Mesmo com as reduções, existem outras formas de conseguir a isenção do IPVA, por sua vez recorrendo ao ano de fabricação do veículo ou sendo pessoa com deficiência (PcD).

Quem pode conseguir a isenção do IPVA?

Os descontos oferecidos aos motoristas pelo IPVA mudam bastante e dependem de onde a pessoa mora. O mesmo se aplica às isenções, que é quando o proprietário do veículo não precisa pagar nenhum valor. Neste caso, a regra se aplica aos carros mais antigos. Confira:

  • Veículos com 10 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA nos estados de Roraima, Rio Grande do Norte e Goiás.
  • Veículos com 15 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pará, Maranhão, Espírito Santos, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas e Amapá.
  • Veículos com 18 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA no estado do Mato Grosso.
  • Veículos que possuem 20 anos de fabricação: recebem isenção no Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
  • Veículos com 23 anos de fabricação: recebem isenção no estado de Alagoas
  • Veículos com 30 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA em Santa Catarina.
  • Já nos estados de Minas Gerais e Pernambuco a isenção acontece de maneira progressiva. Quanto mais antigo o carro, maior será o desconto aplicado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário