Sabemos que a conta de energia no Brasil é uma das mais altas do mundo, especialmente porque vez ou outra nós enfrentamos algumas dificuldades por causa das tarifas extras provenientes da seca e da estiagem que o país viveu em 2021. Já que a maioria das nossas usinas são hidrelétricas, elas ficam mais fracas sem um fluxo de água.
Veja também: Conta de luz mais cara: confira os estados onde a energia teve aumento de 15%
Dessa forma, se faz necessário usar outras fontes de energia que são mais caras mais poluentes. Sendo assim, o consumidor final é quem acaba pagando a conta… literalmente.
Sabendo disso, os brasileiros sabem que devem tentar economizar o máximo de energia elétrica que for possível, ou seja, evitar exageros. Há muitas maneiras de fazer isso, mas uma super importante é tomar muito cuidado com aparelhos elétricos em casa.
Embora o chuveiro e as luzes acesas à toa causem um impacto direto na conta do mês, muito do desperdício vem do uso de aparelhos de forma incorreta. Quais são os esses aparelhos elétricos e como utilizá-los de forma adequada? É exatamente isso que nós vamos abordar hoje, então fique atento às orientações que vão te poupar dinheiro.
Ar-condicionado
Vamos então começar falando de um dos grandes vilões da conta de luz? É claro que, dependendo de onde você morar, usar um é quase que um investimento para o bem-estar, mas ainda é importante saber dosar o uso!
Por quê? Ele pode aumentar muito os números da sua conta. Para se ter uma ideia, ele pode chegar a ser responsável por 6% do consumo médio geral de energia. Acredite ou não, mas isso é muita coisa.
Aquecedor de água elétrico
Assim como o ar-condicionado, este aparelho pode até ter uma utilidade muito específica, mas só durante o frio. Não tem jeito? Use! No entanto quando o clima permitir que você o desligue, faça isso mesmo, pois ele pode adicionar uma boa quantia extra à conta desnecessariamente.
Máquina de lavar louça
Ninguém quer pôr as mãos em água gelada para lavar louça no inferno ou mesmo colocar a mão em pratos engordurados, certo? Sendo assim, acabamos tentamos evitar isso principalmente por meio da lavadora de louça. O problema é que ela gasta bastante energia, especialmente porque muitas lavam com água quente.
O recomendado é usar esses aparelhos apenas em dias frios ou para louças muito sujas. Se formos utilizá-las para todas as refeições que fazemos, pode ter certeza que isso será sentido no seu bolso mais na frente.
Há também um alerta para o uso excessivo de aparelhos como a Airfryer, fornos elétricos e até algumas torneiras elétricas que esquentam, têm água filtrada e liberam outros líquidos, como água com gás. Nada da exagerar!