Descubra quem precisa atualizar a inscrição no CadÚnico ainda neste ano

É preciso regularizar a inscrição no CadÚnico para garantir o recebimento dos benefícios. Em alguns casos, os dados desatualizados podem suspender os pagamentos.



O Cadastro Único (CadÚnico) é o atual banco de dados do Governo Federal. Ele é um instrumento criado para identificar as famílias de baixa renda e direcionar os benefícios sociais. Saiba quem precisa atualizar a inscrição na ferramenta ainda neste ano para não correr o risco de perder de receber algum dos auxílios.

Leia mais: Inscrição no aplicativo do CadÚnico garante pagamento de benefícios sociais?

O CadÚnico permite que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. Por meio da inscrição, as famílias fornecem informações como as características da residência, quantidade de pessoas que vivem na mesma casa, escolaridade de todos, situação de trabalho, renda e tantas outras.

Atualizar a inscrição do CadÚnico

Para continuar recebendo os benefícios, as famílias precisam atualizar o perfil no CadÚnico. Os dados devem ser confirmados a cada dois anos. Caso contrário, os beneficiários podem perder os auxílios financeiros.

É preciso estar atento, pois há um grupo que precisa conferir essas informações e mudar o que é necessário ainda neste ano. Estamos falando das famílias que passaram por qualquer mudança significativa em 2022. Por exemplo: os casos onde houve nascimento ou morte de alguém da casa.

Uma outra situação que exige a atualização é a mudança de endereço ou até mesmo de emprego e renda.

Os brasileiros que estão em estado de revisão cadastral devem concluir essa etapa até o dia 14 de outubro. Além do grupo de pessoas que viu alguma alteração na sua constituição familiar, o Ministério da Cidadania também convoca quem estiver com os dados desatualizados desde 2016 ou 2017. Esses casos são de urgência.

A intenção do Ministério da Cidadania é acompanhar as famílias que realmente são as mais vulneráveis. Desde fevereiro do ano passado, os cadastros têm passado por revisões mais frequentes. Isso se justifica pela longa fila de espera pelos benefícios. Por exemplo: as pessoas que aguardam a conquista do Auxílio Brasil.

As revisões ajudam o Ministério da Cidadania a identificar quem realmente ainda precisa da ajuda. Para facilitar a atualização dos dados, as famílias podem acessar o aplicativo do CadÚnico. O serviço está disponível tanto para uma verificação de rotina quanto para a regularização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário