Destaques do dia: Preço da gasolina tem queda recorde; Petrobras reduz preço do querosene de aviação; Chuva em todas as regiões do país; Último debate presidencial antes do 1º turno

Debate entre os candidatos à presidência da República está entre os principais assuntos desta quinta-feira, 29.



A última quinta-feira antes do primeiro turno das eleições no país começa com expectativas sobre o debate entre os candidatos à Presidência da República. O evento será realizado a partir das 22h30 de hoje, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Leia mais: É pessoa física? Receita Federal facilita importação de mercadorias

Para o consumidor, a proximidade do pleito tem resultado em sucessivas reduções nos preços dos combustíveis. Após o último corte, a gasolina atingiu seu menor valor médio em 28 anos. Já a Petrobras anunciou uma nova redução no preço do querosene de aviação a partir da próxima semana.

Nos destaques do dia, veja também a previsão do tempo para esta quinta, 29, que tem chuva esperada em todas as cinco regiões do país.

Gasolina tem o menor preço em mais de 18 meses

Um levantamento divulgado pela ValeCard mostra que o preço da gasolina voltou a cair no Brasil. Segundo a empresa de soluções em gestão de frotas, valor médio do combustível recuou 8,35% de agosto para setembro, para R$ 5,193 o litro.

O patamar é o menor desde fevereiro de 2021, mais de um ano e meio atrás. A nova queda foi impulsionada pelo corte de 7% nos preços do combustível anunciado Petrobras no início de setembro, o quarto reajuste consecutivo desde julho.

A maior redução ocorreu no estado doRio Grande do Norte (-11%), onde a gasolina custa em média R$ 5,094 o litro. O topo da lista segue com Amapá (-11,68%) e Pernambuco (-10,65%).

Já as menores quedas ocorreram no Acre (-4,45%), na Bahia (-5,41%) e em Roraima (-6,25%). O preço médio da gasolina não subiu em nenhum estado brasileiro neste mês.

Quinta-feira de chuva no país

O dia será será de chuva em parte de todas as cinco regiões brasileiras, de acordo com o último boletim da Climatempo. A previsão é de chuviscos na Grande Curitiba, mas nas demais áreas do Sul ela cai várias vezes ao longo do dia. Em Porto Alegre, o dia será de sol com nebulosidade.

No Sudeste a chuva chega em bastante volume, especialmente no litoral e na capital de São Paulo, Vale do Paraíba e todo o estado do Rio de Janeiro. Já no Centro-Oeste, ela será de moderada a forte em Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. O centro-norte de Goiás e o Distrito Federal terão tempo firme.

Subindo para o Nordeste, há previsão de chuva passageira na costa, mas o tempo continua firme, seco e quente no interior. A chuva também deve cair de forma intensa nos estados do Norte, como Acre e Rondônia, mas não chega aTocantins e ao sudeste do Pará.

Último debate presidencial antes do 1º turno

A TV Globo realiza nesta quinta-feira o último debate entre os candidatos à presidência da República antes do primeiro turno das eleições. A transmissão começa às 22h30, após a novela Pantanal, com mediação do jornalista William Bonner.

Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União). A escolha dos participantes foi realizada com base na representatividade dos partidos no Congresso Nacional.

Os concorrentes ao cargo mais alto do país se enfrentam em quatro blocos seguidos de perguntas. Sua posição no estúdio foi estabelecida por meio de ordem alfabética.

A transmissão está prevista para durar até às 1h40 de sexta-feira, 30, no canal da TV Globo, Globoplay e portal g1.

Petrobras reduz preço do querosene de aviação 

A Petrobras anunciou uma nova redução no preço do querosene de aviação (QVA) vendido em suas refinarias. O corte de 0,84% terá validade a partir do dia 1º de outubro.

Esse é o terceiro corte consecutivo no valor do combustível. Ele vem após quedas de 10,4% em setembro e 2,6% em agosto. 

“Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, disse, em nota, a estatal.

O querosene equivale a mais de um terço dos custos totais das companhias aéreas. Segundo a estatal, os preços são definidos mensalmente por meio da aplicação de uma fórmula contratual negociada com as distribuidoras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário