scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido: nova consulta foi liberada pelo Banco Central?

As pessoas estão esperançosas novamente visto que, após meses de espera, parece que o site para consulta do sistema Valores a Receber está disponível. Mas será mesmo?



Muitas pessoas estão aguardando ansiosamente pela segunda fase da consulta do Sistema Valores a Receber, visto que o acesso acabou sendo interrompido precocemente por causa da greve dos servidores. Essa pausa fez com que muita gente perdesse a chance de consultar o sistema para saber se tinha ou não direito aos valores.

Veja também: Saiba quais serão os novos valores do PIS/Pasep, BPC e seguro-desemprego

O governo prometeu que tudo voltaria ao normal assim que a situação se estabilizasse, no entanto alguns meses se passaram, mas nada parece ter sido resolvido. Toda a situação tem deixado algumas pessoas impacientes.

Valores a Receber

Para quem não se lembra, o sistema em questão é um programa criado pelo Banco Central que tem como objetivo informar as pessoas sobre o fato de elas terem ou não algum dinheiro para receber. Em caso afirmativo, esses valores seriam proveniente de contas e poupanças “esquecidas” em alguns bancos.

Um detalhe interessante é que nesse mesmo programa também é possível reaver quantias que foram cobradas de forma indevida em tarifas de crédito, mas voltando ao assunto, o fato é que todo esse dinheiro deixado para trás já soma R$ 8 bilhões. Esses são os números oficiais do Banco Central.

A entidade afirmou que mais de R$ 4 bilhões ficaram disponíveis para saque na primeira fase. Dessa forma, é nítido que apenas metade do dinheiro foi recuperado. No geral, todo esse montante foi reunido de:

  • Contas-correntes ou de poupanças que foram encerradas (mas que ainda tinham saldo disponível);
  • Valores cobrados indevidamente de tarifas, parcelas ou operações de crédito;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas em cooperativas de crédito;
  • Valores – que não foram sacados – relacionados aos consórcios encerrados.

Infelizmente as pessoas que estão ansiosas para saber se tem ou não direito a uma parte de todo esse dinheiro não podem fazer nada no momento, pois o Banco Central segue afirmando que a consulta está temporariamente suspensa, pois está sendo feito um aprimoramento no sistema.

Quem já fez a sua consulta recebeu uma data para poder retornar ao site. Essas pessoas realizaram o procedimento  usando apenas o número do CPF e a data de nascimento. Na época, ainda era necessário usar a conta do Gov no nível prata.

De toda forma, temos que lembrar que o Valores a Receber está passando por algumas mudanças desde que a primeira fase foi encerrada. A primeira e talvez a mais relevante dela é que não será mais necessário fazer um agendamento. Na tentativa de fazer com que tudo se desse mais rápido, o BC achou que o agendamento fosse necessário, mas com o tempo percebeu-se que o sistema estava suportando mais consultas, logo a necessidade disso acabou ficando obsoleta.

Então para facilitar ainda mais a vida dessas pessoas, o saque do dinheiro poderá ser solicitado assim que a primeira próxima consulta for feita. O que se sabe sobre a segunda fase até agora é que o sistema todo foi atualizado com novas informações, isto é, pessoas que pareciam não ter dinheiro para receber antes podem ter agora.




Voltar ao topo

Deixe um comentário