scorecardresearch ghost pixel



Economize energia: quais aparelhos você deve desligar à noite?

Retirar alguns eletrodomésticos da tomada antes de ir paga a cama pode resultar em uma boa economia na conta.



Com o preço da energia elétrica nas alturas, os brasileiros buscam formas de reduzir o consumo para pagar menos na conta de luz. A economia também é uma excelente atitude para poupar recursos naturais e garantir o futuro das próximas gerações.

Leia mais: ESTAS dicas vão te ajudar a quitar seu financiamento imobiliário mais rápido!

Em agosto, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste tarifário de oito distribuidoras de energia que atendem cinco estados. Apenas uma delas foi autorizada a reduzir os preços, o que significa que a tarifa deve subir em boa parte do país.

Desligar da tomada realmente economiza energia?

Segundo o professor Edval Delbone, coordenador do curso de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a resposta é sim. Quando um aparelho está desligado, mas a luz vermelha ou amarela segue acesa, significa uma corrente elétrica continua passando por ele.

“Individualmente, esses equipamentos em stand by consomem muito pouca energia, mas somando todos em uma residência, podem atingir aproximadamente 5% de economia. Numa casa onde quatro pessoas consomem em média 300 kWh mensalmente, essa economia ficaria em torno de R$ 12 reais”, diz o professor.

Quais aparelhos devem ser desconectados?

Para garantir a economia, vale a pena desconectar qualquer aparelho que não será usado pelas próximas horas. O micro-ondas e o modem de internet ou da TV por assinatura são bons exemplos.

O mesmo vale para o carregador de celular, cujo consumo médio chega a 0,26 Watt quando continua conectado à tomada após ser utilizado. Se ele fica ligado mesmo após o celular estar totalmente carregado, o gasto pode chegar a 5 Watts.

Dicas para economizar energia

Além de desconectar eletrodomésticos e carregadores que não estão em uso, outras atitudes ajudam a economizar energia. Veja algumas dicas de Guilherme Susteras, membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE):

  1. Diminuir o tempo de banho;
  2. Lavar e passar as roupas de uma só vez;
  3. Cozinhar alimentos em pequenas quantidades na air fryer;
  4. Substituir a fiação velha do imóvel;
  5. Apostar em aparelhos inteligentes, como lâmpadas e tomadas.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário