Você já deve ter se perguntado se uma rápida entrevista de emprego ou uma conversa curta com algum pretendente seria suficiente para saber muita coisa sobre a pessoa. De acordo com a ciência, sim, apenas 4 minutos de bate-papo pode indicar muitos traços da personalidade humana.
Veja também: Veja as atitudes em um relacionamento que demonstram falta de amor próprio
Uma conversa curta pode revelar a personalidade de alguém?
Seja em um primeiro encontro ou em uma entrevista de emprego, muitas vezes é importante causar uma boa primeira impressão. E um novo estudo, publicado na revista PLOS ONE, sugere que leva apenas 4 minutos para que os principais traços de personalidade se revelem.
Pesquisadores da Universidade de Warwick pediram aos participantes que conversassem com estranhos pela Internet apenas por um breve momento e descobriram que rapidamente ganharam uma visão da personalidade de seu interlocutor.
“Em um ambiente de laboratório, após apenas 4 minutos de ‘conversa fiada’, os sujeitos desenvolveram um senso de personalidade de seus pares, particularmente extroversão, o que mudou seu comportamento em futuras interações”, disseram os pesquisadores no artigo publicado.
Como funcionou o estudo?
Estudos anteriores mostraram que as pessoas fazem suposições sobre a personalidade dos outros durante as interações cara a cara. Até agora, porém, pouco se sabia sobre como a personalidade dos outros poderia ser avaliada sem vê-los.
No estudo, os pesquisadores pediram a 168 participantes que tivessem uma conversa de quatro minutos uns com os outros por meio de um programa de mensagens instantâneas.
Em seguida, os participantes escreveram suas impressões sobre a personalidade de seus interlocutores, com foco na extroversão e no neuroticismo.
Por fim, os participantes foram convidados a jogar jogos de estratégia com seu parceiro de conversa em dois jogos de estratégia. Para comparação, outros 170 participantes não se envolveram em nenhuma conversa fiada antes de jogar os jogos.
Resultados da pesquisa sobre conversas curtas e personalidade
Os resultados revelaram que os participantes que se envolveram em conversa fiada antes de jogar formam impressões sobre a personalidade de seus pares, especialmente a extroversão. Essas impressões também pareciam influenciar sua estratégia durante os jogos, dependendo de quais fossem.
Em um dos jogos, com elementos competitivos e cooperativos, os participantes se comportavam de forma mais cooperativa se acreditassem que seu parceiro era extrovertido.