Quem tem um carro flex está sempre pesquisando para saber se vale mais a pena abastecer com etanol ou gasolina. De acordo dados do levantamento mais recente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biocombustível está mais vantajoso em quatro estados brasileiros.
Leia mais: Boa notícia: Gasolina pode ficar ainda mais barata nas próximas semanas
O preço médio do etanol registrou queda em 16 estados na última semana, com a redução média chegando a 2,68% no nível nacional. Mesmo assim, o derivado de petróleo continua compensando mais em grande parte do país.
O governo federal tem pressionado a Petrobras para que faça novos cortes nos preços dos combustíveis com o objetivo de aumentar a popularidade de Jair Bolsonaro. As últimas reduções atingiram o diesel e o gás de cozinha.
O preço médio nacional do etanol chegou a R$ 3,43 o litro na semana passada, enquanto a gasolina custa, em média, R$ 4,97 nos postos do país.
Como descobrir o combustível mais vantajoso?
O cálculo adotado para descobrir qual dos dois combustíveis vale mais a pena considera que o etanol é vantajoso quando seu preço representa até 70% do preço da gasolina. Ou seja: basta dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina, e se o resultado for menor que 0,7, o biocumbustível compensa mais.
Estados onde o etanol é vantajoso
Sabendo como funciona, veja onde abastecer com etanol vale mais a pena:
- Mato Grosso do Sul: diferença de 60,40%;
- Sergipe: diferença de 67,29%;
- Maranhão: diferença de 67,43%;
- Pará: diferença de 69,37%.
No estado de São Paulo, o etanol se manteve mais competitivo que a gasolina por diversas semanas consecutivas. Contudo, o preço do primeiro combustível hoje equivale a mais de 90% do segundo.