Conquistar o seu espaço no mundo é o sonho de todo jovem, mas isso pode ser mais difícil para aqueles que vêm de uma família de baixa renda. Para garantir mais dignidade aos cidadãos que são o futuro do país, o governo federal tem dois benefícios importantes.
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Dados da Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2021 mostram que ao menos 45% dos brasileiros com idade entre 0 e 14 anos estão em situação de vulnerabilidade. Desse total, cerca 9,7 milhões vivem em situação de pobreza e outros 9,1 milhões em extrema pobreza.
Para reduzir as desigualdades e incentivar a participação cidadã na sociedade, o jovem precisa conhecer esses dois programas. Veja mais detalhes sobre cada um deles.
Identidade Jovem
A Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, é um documento gratuito que garante descontos em eventos culturais, artísticos e esportivos para adolescentes e adultos de até 29 anos. Com ele, o portador pode pagar metade do valor do ingresso em cinemas, teatros, show e estádios.
Ela também garante duas vagas gratuitas e outras duas vagas com desconto de 50% em transporte interestadual. O benefício pode ser utilizado em ônibus, embarcações e comboios ferroviários.
Para solicitar a ID Jovem, basta ter idade entre 15 e 29 anos e possuir inscrição ativa no CadÚnico, com renda familiar mensal total de até dois salários mínimos. O pedido deve ser feito no portal Gov.br e não tem nenhum custo.
O documento tem validade de 180 dias, mas pode ser emitido novamente quantas vezes o interessado quiser.
BPC
Pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um pouco mais restrito. Ele atende pessoas de qualquer idade que tenham alguma deficiência que impeça sua participação em igualdade de condições na sociedade.
O auxílio mensal no valor de um salário mínimo é pago a integrantes de famílias com renda mensal de até um quarto do salário mínimo (R$ 303) por pessoa. Alem disso, a deficiência precisa ser permanente ou gerar efeitos por pelo menos dois anos.
O pedido do BPC pode ser feito pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. Outra opção é ligar para a central 135, ou comparecer a uma agência da Previdência Social.