scorecardresearch ghost pixel



A fila vai andar: INSS realiza grande mutirão para conceder BPC 

Cerca de 514,7 mil cidadãos aguardam na fila do INSS pela concessão do Benefício de Prestação Continuada.



Cerca de 514,7 mil que estão na fila de espera aguardando a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem comemorar. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia neste sábado (3) um grande mutirão para acelerar a análise dos pedidos do auxílio.

Leia mais: Plano dos carros populares já causa prejuízos a vendedores e concessionárias

Previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), o BPC é um programa voltado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não possuem condições de garantir seu sustento.

O governo anunciou que 72 profissionais atenderão cerca de 1,5 mil cidadãos que esperam por aprovação. O mutirão terá ações aos finais de semana e feriados nos estados do Norte e Nordeste, regiões com o maior número de pedidos.

Os assistentes sociais do INSS farão as avaliações sociais necessárias para concessão do BPC, etapa que costuma ser a mais demorada do processo. Além disso, os servidores e peritos da autarquia estarão presentes nos locais realizando perícias médicas, fornecendo informações e solucionando eventuais problemas.

Para participar do evento, o cidadão que deu entrada no BPC deve ligar para a Central de Atendimento 135 e agendar atendimento. Após o esforço nas duas regiões, o plano é ampliar o mutirão para outras cidades do país onde o volume de solicitações também é grande.

Datas do mutirão

As ações ocorrem nas seguintes datas e locais:

  • Caruaru (PE): 3 e 4 de junho
  • Manaus (AM): 17 e 18 de junho
  • Imperatriz (MA): 24 e 25 de junho
  • Montes Claros (MG): 1 e 2 de julho

Outros eventos serão marcados em novas cidades e os atendimentos devem continuar até agosto.

Sobre o BPC

O Benefício de Prestação Continuada é um auxílio de caráter assistencial que atende idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ter acesso, é necessário comprovar renda familiar mensal de até 25% do salário mínimo (R$ 330) por pessoa.

No caso das pessoas com deficiência, a condição deve ter efeitos a longo prazo e impedir sua participação na sociedade em igualdade de condições em relação aps demais cidadãos. Esse critério é avaliado durante a perícia médica do INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário