Bancos de todo o país já podem oferecer o novo cartão consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A modalidade foi criada com a ampliação da margem consignável, que passou de 40% para 45%.
Leia mais: Economia faz revisão que altera o valor das aposentadorias do INSS
Na prática, o segurado pode comprometer um percentual maior do benefício com a contratação de crédito consignado. A divisão fica assim: 35% para empréstimos, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão consignado.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a novidade está disponível desta a última segunda-feira, 19. Contudo, a oferta depende da instituição financeira, decisão que foi tomada para evitar o superendividamento dos contratantes.
Cartão consignado
Apesar de não ter crédito no nome, o cartão consignado funciona como um produto de crédito tradicional. Ele não tem anuidade e permite o saque de até 70% do limite em dinheiro.
Entre suas vantagens estão seguro de vida obrigatório, auxílio e assistência funeral gratuitos e desconto em farmácias. Além disso, o prazo para pagar a fatura é de até 40 dias.
O desconto da dívida é feito direto no benefício previdenciário, assim como as demais modalidades do consignado. O que ultrapassar limite deve ser pago via boleto bancário, com incidência de juros de até 3,06% em caso de atraso.
Onde está disponível?
BMG, Pan e Olé, do grupo Santander Brasil, são algumas instituições que oferecem a modalidade, mas ainda não divulgaram detalhes sobre as condições de contratação. Segundo a Febraban, Master, Daycoval e Facta também ofertam o cartão consignado, e BXBlue planeja liberar em breve.
Já os maiores bancos do país, como Caixa Econômica Federal e Bradesco, afirmaram que estão estudando a oferta. O Banco do Brasil confirmou que está monitorando o mercado, enquanto o Itaú Unibanco disse não há previsão de adesão.