Não vai fechar: entenda o que REALMENTE está acontecendo com o Nubank

Mudança anunciada pelo banco digital gera um grande boato de que suas atividades serão encerradas no Brasil.



O Nubank vai sair do Brasil? Preciso correr para tirar meu dinheiro do banco digital ou vou perder tudo? Calma, não é nada disso. Apesar dos boatos, a empresa anunciou uma mudança bem específica que pouco afeta a vida da maioria dos clientes.

Leia mais: Nubank lança primeiro programa de estágio com 70 vagas

A instituição anunciou na última semana que vai encerrar seu programa de BDRs (Brazilian Depositary Receipt) nível 3. Com o fim do programa, quem tem um ‘pedacinho’ da empresa poderá escolher o que fazer com ele.

A fintech planeja “rebaixar” seu BDR para nível 1, tipo emitido por empresas com registro no exterior. Assim, ela ficará isenta de cumprir as regras estabelecidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão regulador brasileiro.

Os recibos continuarão sendo negociados na bolsa de valores brasileira (B3) em nível 1, e suas ações vendidas na Bolsa de Nova York (Nyse), nos Estados Unidos. O Nubank também seguirá sujeito às regras do SEC (Securities and Exchange Commission), que regula o mercado norteamericano.

Fechamento do Brasil

O banco digital anunciou em comunicado que não tem planos de encerar suas operações no mercado local. Na prática, nada muda para o cliente que utiliza seus serviços por aqui.

“O Nubank não vai fechar no Brasil. O anúncio é apenas a reestruturação do programa de BDRs. Seguimos trabalhando para simplificar cada vez mais a vida financeira dos nossos mais de 60 milhões de clientes”, informou.

O que acontece com quem tem BRDs?

Após a aprovação da mudança, os investidores que possuem BDRs terão três opções, incluindo aqueles que receberam o recibo por meio do programa NuSócios. A primeira é trocar os BDRs de nível 3 pelos de nível 1, na proporção de um para um. A segunda é vender os papeis na bolsa brasileira ou norteamericana.

A terceira alternativa é receber ações ordinárias negociadas na Nyse, na proporção de 6 BDRs para um papel. Neste caso, o investidor precisa ter a quantidade mínima, além de um conta em uma corretora dos EUA.

Segundo o Nubank, as opções serão oferecidas aos investidores por meio do próprio aplicativo ao longo dos próximos meses. Cerca de 7,5 milhões de clientes receberam um BDR por meio do programa NuSócios.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário