Nova lei facilita entrada de brasileiros em Portugal; veja o que muda

A entrada de brasileiros em Portugal foi facilitada. A lei permite a permanência mesmo daqueles que ainda não conseguiram um emprego em terras lusitanas.



A população brasileira em Portugal passa de 500 mil pessoas. Pelo visto, esse número deve ficar ainda maior. Uma nova lei facilita a entrada até mesmo para aqueles que ainda não têm emprego garantido nas terras lusitanas. Entenda o que muda para os brasileiros que querem viver em Portugal por algum tempo.

Leia mais: Atenção, brasileiros: novo visto para trabalhar em Portugal já está valendo

Os cidadãos podem entrar no país com um visto de procura de trabalho. Essa tem sido a escolha de muitos, principalmente dos mais jovens que buscam emprego e um lugar mais tranquilo para viver. Não podemos deixar de considerar ainda a facilidade em relação à língua, que é a mesma, então age como um estímulo a mais.

Brasileiros em Portugal

O país abre as portas para os brasileiros, pois estão em uma busca constante por mais profissionais para atender principalmente as áreas que estão mais carentes de mão de obra. A tecnologia é um bom exemplo.

Da população brasileira em Portugal, 252 mil dos mais de 500 mil vivem em situação regular. Os dados foram divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A entrada foi facilitada pela Lei dos Estrangeiros.

As mudanças permitem que as pessoas de outros países entrem em Portugal com um visto de procura de trabalho. Mesmo quem ainda não tem nada garantido pode tentar a sorte.

As mudanças entraram em vigor no dia 25 de setembro, depois de um mês da publicação das alterações no Diário Oficial Português. Sendo assim, a partir de agora, quem tiver interesse em viver no país pode entrar com o pedido de visto antes mesmo de chegar em Portugal. Se o pedido é aprovado, a pessoa tem o direito de ficar no país pelo período de 120 dias. A prorrogação é por mais 60 dias depois que o primeiro prazo for encerrado.

Há uma exigência de comprovação de dinheiro para pagar as passagens aéreas de ida e volta para o país de origem. Depois de conseguir um trabalho no país, é necessário entrar com o pedido de autorização de residência. É com ele que o cidadão conseguirá formalizar a permanência para evitar problemas.

Por outro lado, quem não conseguir um emprego ao final do prazo terá de voltar para o Brasil. O cidadão só pode fazer um novo pedido de visto um ano depois.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário