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NOVO RG começa a ser emitido NESTE estado; veja qual é!

Troca está acontecendo de forma gradativa em diversas regiões do país. Confira as mudanças e os prazos de validade do novo documento.



A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível para emissão em mais um estado brasileiro. Além da versão física, também começa a ser disponibilizada a versão digital do documento em Goiás.

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Quem precisa tirar o documento pela primeira vez ou atualizar pode fazer isso gratuitamente por meio de órgãos públicos, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP). É importante destacar que nem todos os estados estão fornecendo a atualização do documento. O prazo dado para a transição vai até o dia 6 de março de 2023.

Foi o que declarou Luiz Eduardo Ramos, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, que citou a importância da unificação do documento no território nacional:

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão.”

Quais as mudanças do novo RG?

Em meio às novidades do novo documento, podemos destacar como mudanças:

  • a necessidade de biometria obrigatória (impressão digital);
  • autenticação do documento via QR Code;
  • adoção do padrão internacional do código MRZ, o mesmo encontrado em passaportes;
  • presença da naturalidade do cidadão;
  • inclusão do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • ajustamento da carteira da identidade para todo o território nacional.
Novo RG

Qual a validade da nova Carteira de Identidade?

Com a implementação do novo RG, também mudaram os prazos de validade, que agora são:

  • de 0 a 12 anos a validade passou a ser de 5 anos;
  • de 12 a 60 anos incompletos a validade passou a ser de 10 anos;
  • para quem tem de 60 anos ou mais a validade é indeterminada.

Como solicitar o novo RG?

De acordo com o Ministério da Economia, a emissão do novo RG é voltada primordialmente àqueles que precisam atualizar suas informações no CPF. Pessoas com informações incorretas no cadastro também podem recorrer aos canais de atendimento para regularizar a situação.

Em Goiás, alguns locais de emissão do documento incluem:

  • Unidade Vapt-Vupt da Praça Cívica, em Goiânia (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira);
  • Unidade Vapt-Vupt do Anashopping de Anápolis (Avenida Universitária, 2.045);
  • Posto da prefeitura de Alexânia (Rua 15 de Novembro, nº 6).

Para saber se o seu estado já iniciou o processo de emissão do novo documento basta buscar informações junto aos órgãos de identificação estaduais.




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