A cura para a tristeza existe e tem nome: pets! Sim, esses bichinhos fofos, carinhosos e companheiros têm muito amor para dar e contam com o coração mais puro. Além de reduzir a sensação de solidão, os animais de estimação fazem com que nos sintamos mais amados. A melhora da saúde mental com eles já foi comprovada.
Leia mais: Veja algumas dicas práticas para eliminar as baratas sem ameaçar a saúde dos seus pets
Os bichinhos preenchem qualquer espaço para a alegria. Nos tempos de pandemia e isolamento social, por exemplo, a procura por animais cresceu. A adoção teve um salto muito satisfatório! As pessoas passaram mais tempo em casa, se sentiram sozinhas e encontraram nos pets as melhores e mais saudáveis companhias.
Pets e a saúde mental
Alguns estudos científicos mostram como os pets têm forte relação com a saúde mental. Eles contribuem para a redução dos níveis do hormônio do estresse.
Os animais nos colocam para movimentar. Até os mais sedentários encontram um tempo na agenda do dia para um rápido passeio. É um pouco de vitamina D, muita alegria ao vê-los felizes e uma caminhada a mais para a conta.
É também uma presença que nos obriga a ter mais autocuidado. Ao adotar um pet, nós nos tornamos responsáveis por ele. Os bichinhos não falam e dependem de nós para quase tudo. É por isso eles, os animais de estimação, são ótimas companhias para quem tem depressão e outras questões envolvendo a saúde psicológica e emocional.
Só quem tem ou teve um animal sabe como essa relação é única. Assim como os filhos, cada bichinho é de um jeito, tem uma personalidade bem definida e sabe como lidar com os donos que, por vezes, os tratam se fossem pais.
A relação é tão forte que a ciência também comprova que os pets aliviam a ansiedade. Um estudo da Human Animal Bond Research Institute (HABRI) mostrou que 74% dos entrevistados tiveram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com o animal de estimação.