scorecardresearch ghost pixel



Por que estamos mais ligados e espertos logo depois de acordar?

Cientistas mostraram que o período subsequente a acordar pela manhã é o momento do dia em que o cérebro está mais ativo e esperto; entenda o que isso significa.



Você sente que existe um horário do dia em que sua mente rende mais do que em outros? Isso não é à toa, já que cientistas entenderam que depois de acordar o ser humano fica mais ligado do que em outro horário.

Veja também: 4 tipos de inteligência que você precisa para ser bem-sucedido

Pesquisa mostra em qual horário estamos mais ligados e atentos

Um estudo realizado com trabalhadores japoneses mostrou que o cérebro responde melhor a eventos estressantes durante a manhã. Dentro da pesquisa, os funcionários foram expostos a duas tarefas estressantes durante a jornada de trabalho. Uma dentro de duas horas após acordar (a primeira da jornada de trabalho) e outra após 10 horas (antes de sair do escritório).

O estudo revelou que os níveis de cortisol dos trabalhadores estavam significativamente elevados após o teste inicial, mas não após o último. Sobre isso, ficou indicado que “o cortisol desempenha um papel importante na proteção do nosso corpo”, disse Yujiro Yamanaka , professor da Universidade de Hokkaido, no Japão.

“O cortisol é o principal hormônio envolvido na reação de luta ou fuga (ou resposta aguda ao estresse)”, uma reação fisiológica à percepção de dano, ataque ou ameaça, explicou.

Sem a liberação de cortisol, partes importantes da reação de luta ou fuga não ocorrem. O cortisol regula a pressão arterial e também aumenta os níveis de açúcar no sangue. Isso garante que, quando você estiver estressado, não entre em pânico e tenha sua mente e energia prontas para fazer algo a respeito.

Resultado da pesquisa explicado

A verdade é que os níveis de cortisol são mais altos pela manhã, depois de acordar, para ajudar a lidar com as primeiras tarefas, além do fato de que “nem todas as pessoas são mais eficazes pela manhã”, segundo Cristina Escribano Barreno, psicóloga da Universidade Complutense de Madri.

Ser uma “pessoa da manhã ou da noite” é influenciado por muitas coisas: idade, sexo, fatores sociais e ambientais, mas em geral nosso corpo nos prepara para o estresse do dia logo após acordarmos. Sendo assim, estamos mais ligados depois de acordar do que em horários mais tardes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário