scorecardresearch ghost pixel



Posso fazer cadastro no CadÚnico pelo celular: mito ou verdade?

Aplicativo do CadÚnico permite que o usuário faça um pré-cadastro pelo celular. Basta seguir essas etapas para dar início ao pedido. Apenas fique atento aos prazos!



No começo deste ano, o Governo Federal anunciou o lançamento do aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). É por meio dessa ferramenta que as famílias conseguem acesso às inúmeras informações e serviços. Você pode não saber, mas é possível fazer o pré-cadastro no sistema e até atualizar os dados pelo celular.

Leia mais: Descubra quem precisa atualizar a inscrição no CadÚnico ainda neste ano

De acordo com o governo, o app é uma ferramenta criada para facilitar a inscrição e atualização de dados. A plataforma está disponível para download em dispositivos Android e iOS. É só procurar por ele e baixar de graça.

Pré-cadastro no CadÚnico pelo celular

Esta é a única porta de entrada para uma série de iniciativas sociais. Nós estamos nos referindo aqui principalmente ao Auxílio Brasil, Vale-gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Depois de baixar o aplicativo, o cidadão deve ter um cadastro na plataforma Gov.br para usá-lo. Quem ainda não tem, deve ficar atento e seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o site Gov.br e clique em “entrar”, no canto superior direito da tela;
  • Informe o seu CPF e siga em “continuar’;
  • Marque a caixa de seleção para concordar com os termos e toque em “continuar”.
  • Escolha entre seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta bancária ou aperte em “tentar de outra forma”,
  • Se escolher a segunda opção, responda as perguntas e toque em “confirmar”.

Feito todas essas etapas, o portal envia um código de segurança para o e-mail e o número de celular cadastrados pelo cidadão nas primeiras etapas. Em seguida, basta informar o código e criar uma senha para começar a usar.

Após tudo isso, já se torna possível retornar ao CadÚnico para fazer o pré-cadastro, mas tem um detalhe: essa é só a primeira etapa. Depois de informar todos os detalhes via aplicativo, o cidadão tem até 120 dias para ir a um posto de atendimento para fornecer os demais dados necessários.

Em outras palavras, apesar de ser possível fazer uma inscrição prévia pelo app, o cadastro só será finalizado e passará a ter validade quando essa etapa presencial for finalizada.

O usuário também consegue atualizar as informações da família pelo aplicativo. Por exemplo: mudança de endereço, nascimento ou morte. Outra informação disponível na ferramenta é a consulta ao Número de Identificação Social (NIS) e situação cadastral, mas há muitos outros serviços.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário