Termina nesta quinta-feira, 22, o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título. O pedido só fica à disposição daqueles que estão em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, sem pendências como multas por ausência em eleições passadas. Se esse é o seu caso, aprenda agora a solicitar o seu documento.
Leia mais: Fazer enquete eleitoral nas redes sociais pode dar cadeia?
É importante ter atenção, pois o título de eleitor não é o único documento aceito no dia da votação. Os brasileiros aptos a votar podem entregar ao mesário qualquer outro que seja oficial e contenha a sua foto. Em outras palavras, o cidadão pode usar a sua carteira de identidade, a de trabalho ou até mesmo a carteira de motorista.
Segunda via do título de eleitor
Os eleitores que perderam o documento têm direito à segunda via. Essas pessoas precisam se apressar, pois o prazo para o pedido termina dez dias antes do primeiro turno. As eleições estão marcadas neste ano para 2 de outubro.
O eleitor pode solicitar o título no cartório eleitoral da cidade onde mora ou no autoatendimento da Justiça Eleitoral. Basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral, preencher os campos necessários e fazer o pedido.
Quem perdeu a primeira via do título e não conseguir fazer a solicitação de um novo documento dentro do prazo, pode contar também com a ajuda da tecnologia para registrar o voto em outubro, visto que ainda há a opção de apresentar a versão digital do título por meio do e-Título. É só baixar o aplicativo gratuito nas lojas virtuais.
Ao utilizar o e-Título, o eleitor acompanha levantamentos relevantes ao contexto e garante o acesso aos serviços como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. É também um canal de acesso aos boletos para o pagamento das multas ou para consultar o lugar de votação.
O cidadão em situação regular na Justiça Eleitoral pode imprimir o título por meio do Autoatendimento do Eleitor, que fica disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. É só marcar a opção no campo “imprimir o título eleitoral”. Por meio da plataforma, o eleitor também recebe mais informações de onde votar e se tem multas a pagar.