A quinta-feira, 29, começou com dores de cabeça para usuários de diversas instituições que precisaram utilizar o sistema de pagamentos do Banco Central (BC), o famoso Pix. O serviço ficou fora do ar nos aplicativos do PicPay, iti, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Nubank e outros.
Leia mais: Nubank permite parcelar boletos pelo cartão de crédito; veja passo a passo
Conforme apontou o site Down Detector, os picos de reclamações tiveram início em torno das 10h horas da manhã, de acordo com o horário de Brasília. Neste momento, o sistema do Banco Central apresentou instabilidade, que pode ter sido a origem do problema.
As regiões que apresentaram maior instabilidade foram: Brasília, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Usuários reclamam de Pix fica fora do ar
Sempre que problemas dessa magnitude aparecem, basta acessar o Twitter para visualizar uma enxurrada de comentários a respeito da falha. Confira a seguir alguns destes relatos que acaloraram as discussões na rede:
Vocês estão com problemas com pix no Nubank? #nubank #pix
— angelo marcos (@angelom91037795) September 29, 2022
.@itau ajeita esse pix irmã tenho contas pra pagarrrr
— marcelo (@deadfriendl) September 29, 2022
Pix fora do ar , transferência fora do ar o que está acontecendo @nubank @Bradesco @BancodoBrasil ?
— Bia Oliveira (@beatrizolivari) September 29, 2022
Oi. Tudo bem? Estamos com uma indisponibilidade momentânea para realização de PIX, mas não se preocupe, o nosso time responsável já está trabalhando para resolver isso. Faz assim, tenta realizar novamente mais tarde, pode ser?
— Itaú com a torcida ⚽ (@itau) September 29, 2022
fui fazer uma transferência e está avisando que o pix tá fora do ar, tem que fazer transferência igual os povos antigos faziam via TED ou DOC
— aquela da maçã (@aidentoeva) September 29, 2022
Origem da falha do Pix
Ainda não se sabe se existe uma correlação, mas o Down Detector identificou uma instabilidade nos serviços Amazon Web Services (AWS), que nada mais é do que a plataforma de computação em nuvem da Amazon.
Considerando que milhares de funcionalidades recorrem ao sistema AWS, são grandes as chances de que as falhas estejam associadas. Algumas instituições se pronunciaram e disseram que estão tentando resolver a situação no momento.