scorecardresearch ghost pixel



Quais são os maus hábitos que aumentam as chances da diabetes tipo 2?

O que você come, como dorme, como trabalha... Tudo isso pode favorecer o surgimento de algumas doenças, inclusive a diabetes.



Existem dois tipos de diabetes e uma delas pode ser desencadeada por fatores externos, como alimentação, sedentarismo, entre outras negligências. Confira os hábitos que podem facilitar para que a doença surja.

Veja também: Cientistas descobrem que bebida popular ajuda no controle da diabetes

Ficar sentado na mesma posição durante horas

Com o home office as pessoas passaram a ficar paradas em uma mesma posição por causa do trabalho, prejudicando a postura e reduzindo a atividade metabólica. A sensação de cansaço ao subir um lance de escada indica que essa rotina afetou seu organismo e é necessário retomar a prática de atividades e exercícios físicos. 

Comer carboidratos processados

Produtos industrializados costumam concentrar grandes quantidades de farinha branca, que acaba virando açúcar no sangue e elevando os riscos de quem já tem predisposição à diabetes. Busque consumir bastante proteína e alimentos naturais, controlando o índice glicêmico de forma preventiva. 

Não dormir adequadamente

Não se preocupar com a qualidade do sono faz com que o corpo passe a estocar gordura e trabalhar a mais, além de promover a indisposição matutina. Para acordar bem e ter energia, durma no mínimo 7 horas por dia e deixe o quarto climatizado e limpo, promovendo um ambiente confortável. 

Bebidas com muito açúcar

Infelizmente a maior parte do açúcar consumido pelas pessoas vem das bebidas, entre refrigerantes, sucos de caixinha e o café que está presente em várias refeições. Faça escolhas conscientes e sempre olhe os rótulos dos itens adquiridos, nem que seja só para confirmar se a composição é realmente saudável conforme a embalagem. 

Fumar

O hábito de fumar tem resultado negativos dada a sua ação nos principais órgãos, debilitando o sistema imunológico e promovendo a inflamação. Nesse sentido, também eleva o pico de insulina, forçando o pâncreas a processar uma quantidade de glicose que não suporta. 

Prepare um cardápio de acordo com suas necessidades tradicionais e no cronograma, acrescente uma sequência de treino para gastar calorias. Substitua os doces por frutas e invista em alimentos que promovem a saciedade como banana, batata, chia e outros cereais integrais. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário