scorecardresearch ghost pixel



Qual valor vou receber de PIS/Pasep em 2023? Veja previsão do governo

Valor do PIS/Pasep é definido pelo salário mínimo. Quanto será o de 2023? A previsão foi dada pelo Governo Federal. Veja quando o trabalhador deve receber.



A previsão é que o salário mínimo em 2023 seja de R$ 1.302. Esse foi o último valor divulgado pelo Governo Federal, com o envio da proposta de Orçamento para o ano que vem. Contudo isso ainda pode mudar até o último dia do ano. O salário define o valor de vários outros benefícios, como é o caso do abono salarial do PIS/Pasep em 2023.

Leia mais: PIS/Pasep tem pagamento duplo em setembro; saiba como receber

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é a base da correção anual. Se a inflação medida no acumulado deste ano for diferente, o governo terá que rever o salário. Pode não parecer a princípio, mas isso muda muita coisa, principalmente o valor pago de PIS/Pasep. Se você tem direito ao abono salarial, fique atento às mudanças.

Valor do PIS/Pasep 2023

A definição oficial é anunciada em janeiro de cada novo ano. É por isso que o trabalhador que deseja saber quanto irá receber no próximo PIS/Pasep terá de esperar a informação oficial sobre o valor real para o salário mínimo.

A consulta do benefício permite que o cidadão tenha uma ideia de quanto irá receber quando o momento chegar. Basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para isso. Para ter direito ao recurso, o profissional precisa ter exercido uma atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base do pagamento.

O trabalho tem que ser de carteira assinada.

Há ainda a exigência de até dois salários mínimos por mês. Mais do que isso implicará que o trabalhador não terá acesso ao abono salarial. Além desse detalhe, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há cinco anos. Também não dá para esquecer que todos os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) devem estar corretos.

A Caixa Econômica Federal paga os valores aos trabalhadores da iniciativa privada pelo PIS. Enquanto o Banco do Brasil é responsável pelo repasse aos servidores públicos, por meio do Pasep.

O trabalhador que não conseguir a consulta pela internet, pelo app Carteira de Trabalho Digital, pode contar com a ajuda pela central de atendimento no telefone 158.




Voltar ao topo

Deixe um comentário