scorecardresearch ghost pixel



Recurso do WhatsApp mostra o que app sabe sobre as suas atividades

As redes sociais oferecem ferramentas de transparência, mostrando quais dados foram coletados enquanto sua interface foi usada.



As pessoas nem imaginam a quantidade de informações que o WhatsApp consegue coletar durante os registros. Apesar de não veicular anúncios, a empresa Meta, responsável pelo aplicativo, também administra o Facebook e o Instagram. Dessa forma, não falta experiência para garantir um monitoramento discreto acerca da vida pessoal dos usuários. 

Veja também: Aprenda a colocar uma foto inteira no perfil do WhatsApp

O direito à segurança digital 

Atualmente, as empresas de tecnologia precisam criar mecanismos transparentes que viabilizem a informação do cliente. Sendo assim, todos devem ter acesso às formas de processamento dos próprios dados. No caso do app não é diferente, foi disponibilizado uma função dedicada a elaborar um relatório informando tudo o que a organização sabe sobre você. 

Relatório de Dados da Conta 

Para obter o arquivo mostrando seu histórico, acesse as ‘’Configurações’’, clicando na seção de ‘’Conta’’ e em seguida ‘’Solicitar dados da conta’’. Selecione ‘’Solicitar relatório’’ e observe se a página atualizou, aparecendo uma atualização de status ‘’Solicitação enviada’’. Se você mudar de conta ou refazer o login, o pedido será automaticamente cancelado.

Tempo de espera 

Na mesma tela é possível conferir qual a data prevista para que saia o resultado e a partir do momento em que for gerado, sendo que o prazo costuma girar em torno de três dias. Contudo, a alternativa de transferir a análise, salvando a descrição no celular ou computador, garante alguns dias a mais, pois o documento fica acessível por algumas semanas. 

A ideia de deixar o relatório salvo em outro dispositivo, principalmente em um drive, aumenta os riscos de interceptação por hackers. Lembre-se que os dados são relativos a questões sensíveis e não devem ser compartilhados com desconhecidos. Use os recursos do WhatsApp com segurança, considerando as orientações dos moderadores. Previna-se de vazamentos e verifique exatamente quais informações pessoais as empresas costumam guardar. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário