Restituição do Imposto de Renda: quinto e último lote é pago nesta sexta-feira

Mais de 1,2 milhão de contribuintes com e sem prioridade legal fazem parte do último lote de restituição do IR.



A Receita Federal deposita nesta sexta-feira, 30, o quinta lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2022. O último grupo é composto por 1.220.501 de contribuintes, que vão dividir um montante de cerca de R$ 1,9 bilhões.

Leia mais: Viagem ao exterior fica mais barata a partir de 2023

Quem esperava a devolução e não apareceu no quinto lote caiu na malha fina. Segundo o Fisco, 2,7% das 38.188.642 declarações entregues neste ano estão com alguma irregularidade, ou 1.032.279 documentos.

Os demais foram liberados nos dias 31 de maio (1º lote), 30 de junho (2º lote), 29 de julho (3º lote) e 31 de agosto (4º lote). O contribuinte pego na malha fina que resolver suas pendências receberá a restituição em um lote residual de pagamento.

Como consultar a restituição do IR?

A consulta está disponível no site da Receita Federal, menu Meu Imposto de Renda, opção “Consultar a Restituição”. O cidadão deve seguir as orientações do portal para fazer uma a consulta consulta simplificada ou completa da situação da sua declaração.

Caso seja identificada qualquer pendência, será necessário enviar uma retificação para corrigir as informações equivocadas e ficar em situação regular. Ainda neste mês, o órgão deve enviar444 mil cartas a contribuintes que precisam providenciar a correção.

Como é feito o pagamento?

Os recursos são depositados na conta informada pelo contribuinte na própria declaração, com possibilidade de transferência via Pix para quem usa o CPF como chave. Se por algum motivo o depósito não for realizado, o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil.

Nesta hipótese, é necessário agendar o reenvio dos valores por meio do site www.bb.com.br/irpf ou dos telefones Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).




Voltar ao topo

Deixe um comentário