Run Flat: nova tecnologia elimina o estepe, mas pode trazer dores de cabeça

Entenda por que a nova tecnologia de pneus Run Flat pode se tornar um problemão para muitos motoristas. Ela permite rodar com pneu furado e sem estepe no carro.



A nova tecnologia Run Flat vem com uma proposta muito bonita e até prática. Ela oferece 80 km de autonomia para o pneu furado. Essa distância deveria ser suficiente para resolver o problema em alguma borracharia ou oficina especializada.

Veja também: Joia esquecida no ar-condicionado do carro: para que serve o botão de recirculação de ar?

O Run Flat também elimina a necessidade do estepe e pode trazer benefícios no projeto e na fabricação do automóvel. Contudo, a utilização prática pode ser bem diferente da teoria. Entenda as vantagens e desvantagens da nova tecnologia.

Vantagens da tecnologia Run Flat

A principal vantagem da nova tecnologia em pneus é a de seguir viagem mesmo com o pneu furado. O Run flat cancela a necessidade de esteve, libera mais espaço para o veículo, deixa o carro mais leve e reduz o custo do produto. Por isso, muitos projetos novos já levam em consideração um bagageiro mais espaçoso.

No entanto, essas características positivas não parecem suprir as necessidades que o território brasileiro apresenta. Diversos relatos e depoimentos registrados na imprensa ou na internet mostram como o Run Flat pode se tornar um grande problema.

Desvantagens da nova tecnologia de pneus

A verdade é que as ruas e estradas brasileiras não possuem infraestrutura necessária para comportar o Run Flat. Dificilmente o pneu apenas apresentará um furo simples. As más condições do asfalto podem rasgar ou até oferecer perfurações profundas, as quais não serão garantidas pela autonomia de 80 km.

Mais do que isso, em algumas cidades do interior não há assistência ou comércio que possa resolver o problema do pneu rapidamente. Muitas vezes, o motorista está há centenas de quilômetros de algum local movimentado. Vale lembrar que, diferentemente da Europa, o Brasil conta com dimensões continentais e sua malha viária é grande.

Sendo assim, quando o problema surge, a ausência de estepe se torna um problema grave. Além disso, os pneus Run Flat são quase 30% mais caros, o que torna a manutenção do veículo ainda mais pesada para o bolso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário