Um bom amigo vai te apoiar e respeitar incondicionalmente, mesmo em momentos de divergência ou conflitos. Afinal, ele prefere a verdade e não abre mão de ser sincero demonstrar o quanto gosta de você. Dessa forma, vai buscar compartilhar bons momentos e evitar perder tempo em intrigas, pela forma empática que acaba tratando os sentimentos alheios.
Veja também: Estes são os 4 sinais de um relacionamento que vai dar errado
Sinais que o seu amigo é falso
Frequentemente minimiza suas realizações
Quem discorda com frequência dos seus pensamentos e ações deseja deslegitimar seu caráter. Pode começar em frases que soam engraçadas, mas depois começam a representar formas de humilhação. Nenhum amigo deve ter como prioridade fazer o outro se sentir inferior.
Faz dos seus assuntos particulares motivo de fofoca
Não leva a sério suas emoções e ainda compartilha assuntos particulares que deveriam ser mantidos em segredo. Acha graça de tudo, demonstrando antipatia e falta de responsabilidade emocional. Amigos de verdade se esforçam para compreender os limites do humor.
Só procura quando precisa de algo
Talvez a característica mais fácil de identificar em alguém que age com falsidade é o perfil interesseiro, de querer se aproveitar de tudo. A pessoa só está ao seu lado quando lhe convém, sem ao menos expressar reciprocidade. A verdadeira gratidão está ligada à disposição mútua de colaboração.
Inveja as suas conquistas
Questiona a maneira como você conquistou seus sonhos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Fica fazendo observações que soam um tanto rude, ou seja, ressalta certo cinismo e ciúmes. Infelizmente esse tipo de atitude tem grande potencial de se tornar tóxica e obsessiva.
Vive te magoando
Não cuida das palavras e fala dos seus pontos críticos e sensíveis sem ao menos se dar conta da própria insensibilidade. Acha que as suas queixas são frescuras e não consegue criar uma conexão. Isso está longe de ser uma amizade verdadeira, baseada em afeto e carinho.
Sabe mentir muito bem
Consegue detalhar situações que não foram vividas e tem persuasão para convencer os demais em relação às suas opiniões. Sabe manipular o discurso, buscando vantagens e geralmente se faz de vítima. Portanto, tenha cuidado com palavras bonitas e observe mais as ações.