O segundo semestre mal começou, mas muita gente já está pensando nos tributos que precisa pagar no próximo ano. É o caso do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrança que pesa no bolso de muita gente.
Leia mais: Liberado novo SAQUE PIS/PASEP de R$ 3.000; veja se ele é para você
A boa notícia é que muitos motoristas ficarão isentos de pagar o imposto a partir do próximo ano. Em grande parte dos estados brasileiros, existem regras para o fim dos pagamentos após determinado tempo de fabricação do veículo.
Regras de isenção do IPVA
Cada unidade federativa determina como funciona o benefício porque o IPVA é de competência estadual. Dessa forma, não é possível aplicar uma única regra em todos os casos.
Conforme mencionado, a grande maioria oferece a isenção de acordo com o tempo de fabricação do automóvel, período que vai de 10 a 20 anos. A seguir, veja qual regra se aplica no seu estado e confira alguns exemplos de veículos que deixam de gerar cobrança a partir de 2023:
Isenção do IPVA após 20 anos: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O tributo será zerado para donos de Jeep Wrangler 2002, Fiat Fiorino 2002 e Fiat Uno 2002.
Isenção do IPVA após 18 anos: Mato Grosso. No próximo ano, a cobrança acaba para Fiat Siena, GM Corsa e GM Celta.
Isenção do IPVA após 15 anos: Tocantins, Sergipe, Amapá, Rondônia, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Piauí, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal. Nesses locais, o IPVA será zerado para modelos como Celta, Fiat Brava 2007, Ford Ka 2007.
Isenção do IPVA após 10 anos: Rio Grande do Norte, Roraima e Acre. Fiat Punto, Audi A3 2010, Citroen C3 2010 são alguns exemplos de veículos beneficiados.