scorecardresearch ghost pixel



Rodar com pouca gasolina pode causar ao menos 3 danos ao seu veículo

Tem o hábito de dirigir com a gasolina na reserva? Cuidado! Isso não apenas pode acabar danificando o seu veículo como irá te colocar em uma situação onde uma multa ou acidente podem te aguardar.



O brasileiro, sem sombra de dúvidas, é uma das figuras mais curiosas de todas quando o assunto é automóvel, pois nós estamos sempre tentando fazer tudo da forma mais barata possível. Isso até mesmo quando falamos de abastecimento. A maioria das pessoas, por exemplo, só abastece quando a situação já está crítica.

Veja também: Gasolina pode ficar abaixo de R$ 4,99? Conheça as previsões para o fim deste ano

Sabe quando a luz de alerta está ligada há algum tempo? Pois é! Estão sempre no risco iminente de ficar sem combustível pelo caminho antes de chegar ao posto. Apesar de isso ser algo recorrente e até ser visto como algo engraçado, saiba que essa prática não é exatamente a mais saudável para o seu carro.

Na verdade, vários profissionais da área comentam sobre os possíveis danos que o indivíduo pode causar no automóvel se ficar o conduzindo pela cidade com o mínimo de gasolina possível. Se esse é o seu caso, fique atento às orientações a seguir, pois vamos fazer alguns alertas acerca do que pode acontecer.

1- Desgaste da bomba de combustível

Imagine que o combustível do seu tanque age como um isolante e também lubrificante para bomba em questão conforme ele vai fluindo por toda a área. Agora pense sobre o cenário onde o combustível é pouco. A bomba não recebe a mesma lubrificação de antes, certo?

Se você vai e faz isso com frequência, ela vai se desgastando pouco a pouco, ficando sobrecarregada e até superaquecida. Essa bomba geralmente tem uma vida útil longa, mas se ela precisa trabalhar sempre no limite, essa vida se torna cada vez menor, logo você terá que trocar a peça antes do tempo previsto.

Vai acabar gastando dinheiro por causa de um hábito ruim.

2- Lodo acumulado

O combustível não é bem um líquido limpinho. Ele faz com que alguns contaminantes fiquem se acumulando no fundo do tanque. A longo prazo, isso se transforma em lodo. Quanto menos combustível o carro tem, mais chances há de a bomba sugar esse lodo como se ele fosse gasolina, sabia? O resultado: lodo no motor, entupimento de injetores e filtro completamente inutilizável.

Isso não só vai fazer com que o desempenho do carro fique péssimo, mas se decidir estender a situação por muito tempo, ela irá provocar sérios danos que vão ser bem caros de consertar.

3- O veículo pode simplesmente parar

Essa certamente é consequência mais óbvia de ficar sem combustível, certo? Acabar parado no meio da rua porque não tem mais gasolina. Embora isso possa parecer engraçado até certo ponto, as pessoas subestimam o quanto algo assim pode ser perigoso.

O carro não vai esperar você estacionar para morrer. Quem sabe onde você pode estar quando isso acontecer? Em uma rodovia movimentada, por exemplo, algo assim pode causar um acidente gigantesco.

Um dos maiores problemas de o veículo morrer enquanto você o conduz é que automaticamente o motorista perde a direção hidráulica e também os freios, tornando impossível de controlar o carro. Novamente: cuidado! Isso pode mesmo causar um acidente bem feio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário