scorecardresearch ghost pixel



Abono PIS/Pasep 2021 já tem data para ser pago?

Gratificação concedida a trabalhadores da iniciativa pública e privada pode chegar a um salário mínimo em vigência.



O governo federal confirmou o adiamento dos pagamentos do abono salarial PIS/Pasep com ano-base 2021 para milhões de brasileiros. Os repasses deveriam ser feitos até o fim deste ano, mas já se sabe que isso não ocorrerá.

Leia mais: Caixa libera saque FGTS de até R$ 2.900 em OUTUBRO; veja quem recebe

O benefício equivale a até um salário mínimo em vigência e é destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos as três esferas que cumprem algumas regras pré-estabelecias. Esses profissionais contam com o valor como um reforço financeiro todos os anos.

Durante a pandemia, o governo também decidiu adiar os repasses do PIS/Pasep com ano-base 2020, que deveria ter sido depositado em 2021. É possível que a medida tenha resultado no adiamento do calendário deste ano, uma vez que se isso não ocorresse, o pagamento seria em dobro.

Abono PIS/Pasep: quem recebe?

Conforme mencionado, o abono de 2021 é um direito de funcionários de empresas privadas e servidores públicos que cumprem as regras abaixo:

  1. Ter cadastro no PIS/Pasep por pelo menos 5 anos em 2021;
  2. Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais naquele ano;
  3. Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2021;
  4. Estar com as informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social.

Quando o benefício será pago?

Ainda não há previsão de pagamento do abono referente ao ano passado, mas a expectativa é que ele ocorra em 2023. Dessa forma, surge uma nova possibilidade de repasse em dobo do PIS/Pasep.

Para se atualizar em relação às informações sobre o abono salarial, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o site da Caixa Econômica Federal ou ligue para o telefone da Central Alô Trabalho, no número 158.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário