scorecardresearch ghost pixel



Amizades tóxicas: como identificar e se livrar delas o quanto antes

As amizades tóxicas poderão fazer você se sentir inseguro, menosprezado e até irrelevante. Por isso, o melhor a fazer é identificá-las e se livrar delas o quanto antes.



As relações de amizades deveriam ser sempre algo saudável e não passar por processos de abusos e até de violência. No entanto, como qualquer outra relação entre pessoas, existem exceções e casos bastante negativos. São as amizades tóxicas, as quais você precisa aprender a identificar para se livrar o quanto antes. Sua vida vai ficar mais leve e proveitosa depois de seguir algumas dicas.

Veja também: O que é breadcrumbing? Descubra se isso afeta o seu relacionamento

Antes, vale a pena ressaltar que um estudo do American Journal of Sociology, publicado recentemente, mostrou que existem comportamentos que podem evidenciar amizades tóxicas. Inclusive, de acordo com os estudiosos, agressão e bullying estão mais presentes entre amigos do que em situações com desconhecidos.

Como identificar e se livrar de amizades tóxicas?

Os cientistas entenderam que vitimizar uma pessoa para alcançar popularidade ou conquistar outra meta fica mais fácil quando o alvo é alguém próximo, ou seja, um amigo. Para começar, se você já desconfia que possui amizades tóxicas, precisa aprender a deixar o medo de lado e estabelecer limites de brincadeiras e de ações.

Uma conversa honesta precisa ser capaz de fazer a outra pessoa respeitar a sua presença e os seus limites. Se isso não for possível, a recomendação é excluir as amizades tóxicas de sua vida, pois elas vão minar a sua saúde mental.

Amigos tóxicos só lhe procuram quando precisam de alguma coisa

Um traço marcante, de acordo com o estudo, se concentra na busca pelo amigo apenas diante de uma necessidade. Isso quer dizer que relações de amizades tóxicas costumam ocorrer diante de alguma necessidade, geralmente material.

Se você sente que o seu “amigo” faz de você um objeto, é melhor repensar bem a respeito da relação que vocês construíram. As amizades devem ser constantes, sem a necessidade de trocar para ou de utilidades para existir. Basta estar perto da pessoa para conversar um pouco, trocar experiências de vida, dar risadas ou passar um tempo “de bobeira”. Se isso não acontece, abra os olhos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário