scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil: calendário incerto deixa beneficiários até 40 dias sem receber

Parte da estratégia da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), antecipação das datas de pagamento foi anunciada pela segunda vez.



O governo federal confirmou a antecipação do calendário de outubro do Auxílio Brasil. Essa é a segunda vez que o presidente Jair Bolsonaro (PL) usa a estratégia de pagar o benefício mais cedo como parte de sua campanha para sua reeleição.

Leia mais: Auxílio Brasil paga bônus de R$ 200 em outubro; saiba quem recebe

Os movimentos políticos envolvendo o programa têm confundido os beneficiários e tornado o cronograma bastante incerto. Desde a criação do Bolsa Família, antecessor da iniciativa, os pagamentos são realizados nos dez últimos dias úteis de cada mês.

Os cidadãos são ordenados de acordo com o final do seu número de identificação social (NIS) e ficam divididos em dez lotes, que vão do 1 ao 0. Dessa forma, todo mundo recebe os valores até o último dia de cada mês.

Calendário incerto

Bolsonaro anunciou em agosto uma antecipação no calendário do Auxílio Brasil, que caiu na conta cerca de dez dias antes. Como não foi possível alterar o cronograma de setembro devido a questões operacionais, milhões de famílias ficaram cerca de 40 dias sem nenhuma parcela.

Apenas um dia após o primeiro turno das eleições, o presidente veio novamente a público confirmar que os repasses deste mês serão antecipados. Com a mudança, ele garante que todos os potenciais eleitores recebam os valores antes do segundo turno do pleito, que será disputado contra o ex-presidente Lula (PT).

O futuro do programa, contudo, segue incerto. O Planalto não alterou o calendário de maneira oficial, criando uma incógnita para os beneficiários. A tendência é que as próximas datas só sejam divulgadas após dia 30 de outubro, data do segundo turno.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário