A menos de quatro semanas do segundo turno das eleições, o governo federal decidiu antecipar o próximo calendário de pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Os repasses terão início do dia 11 de outubro, e não no dia 18 como previsto até então.
Leia mais: Auxílio Brasil paga bônus de R$ 200 em outubro; saiba quem recebe
O adiantamento foi detalhado em entrevista recente por Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal. Segundo ela, a parcela atenderá mais de 21,1 milhões de famílias, 17,2 milhões delas chefiadas por mulheres.
Cartão de débito
De acordo com a executiva, o banco estatal fechou um acordo com o Ministério da Cidadania para emissão de cartões de débito do programa a beneficiários que recebem em os valores por meio da poupança digital do aplicativo Caixa Tem. O contrato foi assinado em junho deste ano.
Cerca de 6,64 milhões de dispositivos integram esse primeiro lote e foram distribuídos entre as famílias, que poderão fazer suas transações com mais facilidade. Além de saques em espécie, ele possibilita a realização de compras no débito.
Um novo contrato foi fechado entre a Caixa o governo em 28 de setembro, desta vez para confecção de 950 mil novos cartões. Os produtos serão enviados às famílias que entraram na folha de pagamento do Auxílio Brasil a partir de agosto.
A antecipação do calendário é uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro para garantir maior aprovação entre as mulheres, que representam cerca de 80% do público do programa.
Vale-gás
Também haverá pagamento do Auxílio Gás em outubro, já que a última parcela do benefício bimestral caiu na conta em agosto. Segundo Daniella Marques, o público do programa foi ampliado de 5,6 para 5,9 milhões de famílias.
O valor da parcela, no entanto, não foi confirmado. Até dezembro, o chamado vale-gás oferece 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos para os beneficiários, conforme levantamento de preços feito pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).