scorecardresearch ghost pixel



Bizarro! Doença que ataca pombos e os transforma em “zumbi” assusta especialistas

Algumas condições infecciosas compartilhadas entre algumas espécies podem ser assustadoras, deixando os animais em um estado próximo à decomposição.



O zumbi é um personagem conhecido por ser um ‘’morto-vivo’’ e esse fenômeno foi observado em pombos do santuário do JSPCA Animal’s Shelter, no distrito de Jersey. Rapidamente as fotos dos pássaros quase mortos, mas tentando sobreviver, foram compartilhadas nas redes sociais, levantando vários questionamentos sobre o que poderia estar acontecendo. 

Veja também: Perigosos! Top 9 animais que mais atacam os seres humanos

Um vírus infeccioso foi identificado

É muito delicado começar a falar de vírus em um momento no qual todo mundo está se recuperando de uma pandemia que gerou vários problemas. No entanto, o paramixovírus, que afeta aves, não apresenta grandes riscos de causar danos aos seres humanos.

Também conhecido como PPMV, chegou a se manifestar primeiramente no território britânico, mas os especialistas ainda estão buscando confirmar a origem real do conteúdo viral. 

O que acontece com os pombos?

Após ser infectado, o pombo começa a ter seu sistema nervoso comprometido, deixando de exercer certas funções motoras. Seus pés e asas falham ao realizar movimentos simples, pois deixam de responder aos comandos centrais. Sendo assim, esses animais passam a andar com o pescoço viado para o lado, perdendo vagarosamente o restante da mobilidade. 

Imagens nada agradáveis

Os registros fotográficos são tão desagradáveis que alguns usuários criaram um alerta de conteúdo sensível antes da publicação. As cenas são inacreditáveis e nas postagens do Twitter, como a do perfil Evil Fest.

A cabeça deslocada do corpo até parece cena de filme de terror, mas é a realidade desses pombos que contraíram a infecção. Parte da criação foi sacrificada, buscando erradicar definitivamente a transmissão. 

Felizmente o vírus não pode ser transmitido entre seres humanos e o registro só foi observado nos pombos criados no santuário, facilitando o controle de possíveis endemias.

Em outras cidades existe uma grande população dessas espécies, então cabe alertar regiões fora da fronteira do Reino Unido, pois a mudança em qualquer ecossistema impacta o meio ambiente como um todo. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário