As ações da Petrobras subiam mais de 8% no início do pregão nesta segunda-feira (03), depois que os resultados das eleições mostraram que o presidente Jair Bolsonaro obteve mais votos do que o previsto em sua corrida à reeleição.
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o país de 2003 a 2010, obteve 48,4% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, mas aquém da marca de 50% especulada por institutos de pesquisa.
Embora Lula tenha terminado na frente como esperado, a participação de Bolsonaro de 43,2% dos votos foi muito maior do que as pesquisas de opinião sugeriam.
Os mercados brasileiros reagiram de forma otimista à notícia de que Bolsonaro poderia atrapalhar a tentativa de Lula de voltar ao poder no segundo turno marcado para 30 de outubro, com as ações da Petrobras subindo mais de 8% na bolsa de valores de São Paulo.
Há a percepção do mercado de que um retorno de Lula significaria mais interferência na Petrobras, potencialmente trazendo de volta controles de preços e subsídios e possivelmente revertendo as políticas de desinvestimento que ajudaram a Petrobras a desalavancar sua dívida.
No passado, tais políticas pressionaram enormemente o segmento de downstream da Petrobras, acabando por prejudicar o valor de mercado da empresa.