A Caixa Econômica Federal segue realizando o pagamento do FGTS extraordinário para trabalhadores. Todas as pessoas que têm fundo de garantia, tanto em contas ativas como em inativas, tem direito ao pagamento.
A conta ativa é a que está vinculada ao emprego atual e as inativas são as vinculadas a empregos anteriores, onde não houve o saque. Essa medida faz parte do programa Renda e Oportunidade do governo Federal. O objetivo é estimular a economia e o emprego.
De acordo com informações da Caixa, 42 milhões de brasileiros serão beneficiados até o fim do ano com esse benefício extraordinário. O valor total do saques pode chegar a 30 bilhões de reais em todo o país.
Não é preciso fazer a solicitação do valor, o dinheiro vai direto para conta do Caixa Tem. Mesmo quem não tem essa conta, a Caixa vai abrir automaticamente para cada trabalhador.
O valor ficará disponível para saque, para pagamentos de contas e para compras utilizando o cartão de débito virtual no aplicativo. Além disso, é necessário atenção para alguns detalhes. O valor máximo é de R$ 1000 por trabalhador, não por conta do FGTS.
Quem tiver menos de R$ 1000 em conta vai sacar menos, sendo o saque feito de acordo com o saldo. Apesar de ser uma operação automática, o uso do dinheiro não é obrigatório. Quem não quiser, basta não usar e o dinheiro volta para conta do FGTS após o dia 15 de dezembro.