O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) custa caro e torna a conquista um sonho impossível para muitos brasileiros. O preço médio de todo o investimento chega a R$ 3 mil em alguns estados. A alternativa encontrada por muitos é aproveitar o benefício da CNH Social. O programa está com as inscrições abertas.
Leia mais: ESTES são os motoristas que devem atualizar a CNH até o dia 31
O custo de emissão da carteira varia de um estado para outro. No geral, o valor é considerado elevado, então muitas famílias não conseguem arcar com o processo que deveria ser simples e acessível. A situação ainda mais difícil para quem precisa da CNH para conseguir um emprego, por exemplo, já que alguns cargos exigem a habilitação.
Inscrições abertas para emitir a CNH
O programa CNH Social varia por causa das regras de cada estado, mas alguns estão com inscrições abertas. Apesar disso, todas as unidades federativas seguem uma lista de pré-requisitos.
Se a possibilidade te interessa, veja quais são as exigências para quem deseja participar e garantir o documento:
- Saber ler e escrever;
- Ter 18 anos ou mais;
- Contar com renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Ser beneficiário de algum programa social, a exemplo do Auxílio Brasil;
- Ser aluno da rede pública, no caso da modalidade dos estudantes;
- Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
- Estar desempregado há mais de um ano.
Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo disponibilizou a lista de suplentes para ocupar mais de 3 mil vagas do programa CNH Social. As matrículas seguem até o dia 2 de novembro. Para garantir uma oportunidade, é fundamental que o interessado acesse o site do Detran do estado.
A orientação é acompanhar a previsão de novas vagas no site do Detran de cada região. Ainda no exemplo de Espírito Santo, os candidatos devem manter os dados pessoais atualizados na plataforma para não perder a vaga.
Serão 15 dias de prazo para efetuar a matrícula e comparecer ao Centro de Formação de Condutores (CFC) para a abertura do processo de habilitação. Confira abaixo a relação dos estados que oferecem esta modalidade:
- Acre;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Tocantins;
- Pernambuco;
- Ceará;
- Piauí;
- Amazonas;
- Mato Grosso do Norte;
- Pará;
- Paraná;
- Santa Catarina.